Publicidade

Covid-19: Quais cuidados devemos ter ao ir para a academia? Veja

É recomendado deixar os ambientes muito bem ventilados, com janelas e portas sempre abertas

Covid-19: Quais cuidados devemos ter ao ir para a academia? Veja – Freepik

No dia 11 de julho, a Prefeitura de São Paulo decretou a reabertura das academias e estúdios esportivos. A medida fez parte da flexibilização do estado – que atualmente está em sua fase verde -, mas também impôs rigorosas diretrizes de higiene para que o coronavírus não se propague ainda mais. 

Publicidade

Entre as regras que os estabelecimentos têm que seguir estão a suspensão de aulas coletivas, a necessidade de agendamento prévio para o uso dos aparelhos, chuveiros interditados, uso obrigatório das máscaras de proteção e limpeza geral e mais caprichada dos equipamentos pelo menos três vezes ao dia (além da higienização dos equipamentos a cada uso). 

E, se as academias e estúdios estão fazendo a parte deles, todos também precisam fazer a sua, já que o combate à pandemia precisa do apoio conjunto das empresas, do governo e dos cidadãos com a conscientização de suas responsabilidades. 

 

+++ VEJA TAMBÉM: Covid-19: Vacina chinesa é a que tem menos efeitos colaterais entre as testadas, segundo o Instituto Butantã

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Coronavac: Ministério da Saúde anuncia que vai comprar 46 milhões de doses da vacina chinesa

 

Primeiramente, as duas formas de transmissão do coronavírus são pelo ar e contato. Por isso, é recomendado deixar os ambientes muito bem ventilados, com janelas e portas sempre abertas. 

Publicidade

Além disso, ao tocar qualquer área que pode estar contaminada (seja a catraca da entrada, pesinhos ou máquinas), deve-se limpar as mãos com álcool gel ou água e sabão. Também vale dar uma borrifada de álcool 70% ou água sanitária diluída na sola dos sapatos antes de entrar nos estabelecimentos. E mais, antes e depois de usar algum equipamento, higienize as superfícies que encostou. 

E, não esqueça a própria garrafinha de água (afinal os bebedouros de algumas academias estão desligados) e pelo menos uma máscara reserva, pois com os exercícios, ela fica molhada, deixando de ser útil, grudando no rosto, dificultando a respiração e provocando desconfortos, o que aumenta as chances de tocar nela.

Leve um saco plástico para guardar as usadas, lave as mãos antes e depois de trocar e pegue sempre nas alças da máscara para retirar e colocar, nunca no centro. 

Publicidade