Publicidade

Superdotado! Aos 14 anos, jovem brasileiro tem QI superior a 99% da população mundial

Caio Temponi aprendeu a tabuada completa em apenas um dia aos 3 anos; foi aprovado em 1º lugar no vestibular da EPCAR aos 12 anos; e aos 14, entrou em uma sociedade que só aceita pessoas com QI superior a 99% da população

Superdotado! Aos 14 anos, jovem brasileiro tem QI superior a 99% da população mundial
Superdotado! Aos 14 anos, jovem brasileiro tem QI superior a 99% da população mundial – Caio Temponi (Arquivo Pessoal)

Caio Temponi é um garoto brasileiro que aos 14 anos de idade já possui um currículo inacreditável! Com o QI bastante elevado e considerado uma pessoa extraordinária, ele soma aprovações em primeiro lugar. Entre elas: no vestibular de Engenharia Civil, Medicina, Direito e medalhas em olimpíadas internacionais de matemática.

Publicidade

E mesmo com tantas conquistas, o jovem não parou por aí!

Caio foi aceito como membro da Intertel, uma das mais restritas sociedades internacionais de alto QI. Para ser aprovado como membro é preciso ter um QI superior a 99% da população mundial.

O índice é correspondente a cerca de 135 pontos na escala de Wechsler. A marca supera até mesmo a porcentagem necessária para ingresso na Mensa, uma das mais famosas sociedades de alto QI, que precisa de 98%.

A história de Caio Temponi

Caio, nascido em Três Rios (RJ), apresentava desde pequenos indícios de sua superdotação. Aos 3 anos, decorou toda a tabuada em apenas um dia. Ele costuma estudar até 10 horas por dia e tem paixão por aprender coisas novas, paixão essa que o levou a alcançar aprovações inéditas nos vestibulares do Brasil.

Publicidade

Foi o brasileiro mais jovem da história a ser aprovado na CMJF, apenas aos 9 anos de idade; em 1º lugar no vestibular da EPCAR, aos 12 anos, em primeiro lugar no curso de direito da UFRRJ e aprovado em Medicina na Universidade de Fortaleza – Unifor, além de ser medalhista de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática.

Apesar dos grandes feitos, Caio enfrenta diversas dificuldades burocráticas brasileiras que o impedem de prestar alguns vestibulares e dificultam seu avanço de séries devido à idade. Entretanto, mesmo com todos esses empecilhos, ele tornou-se um dos membros de uma sociedade internacional de alto QI.

Superdotado! Jovem brasileiro entra em uma das maiores sociedades de alto QI do mundo

Por ser extremamente seletiva e restrita com a entrada de novos membros, o ingresso de Caio na Intertel precisou passar, então, por diversas etapas e testes de seleção para a sociedade internacional. No entanto, por ter mais de 99% de QI, Caio se encaixou nas diretrizes da Intertel, o que facilitou o seu ingresso na sociedade.

Publicidade

Com mais de 50 anos de história, a Intertel reúne membros com alto QI de mais de trinta países e é uma das sociedades internacionais mais respeitadas e restritas do mundo, tem como objetivo estimular a comunhão intelectual, troca de ideias e incentivo a pesquisas sobre altas habilidades.

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade