Publicidade

3 crianças superdotadas brasileiras: esses pequenos têm QI mais alto que 95% da população mundial

Conheça três crianças superdotadas brasileiras que atingiram altas pontuações em testes de QI aos quais foram submetidas

3 crianças superdotadas brasileiras: esses pequenos têm QI mais alto que grande parte da população mundial
3 crianças superdotadas brasileiras: esses pequenos têm QI mais alto que grande parte da população mundial – MFPress

O dia 10 de agosto é marcado pela celebração do Dia Mundial da Superdotação. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial, apenas, possui essa característica.

Publicidade

No Brasil, o tema tem sido muito comentado, principalmente quando relacionado às crianças, por conta do quadro exibido no Domingão do Huck, ‘Pequenos Gênios’.

Por isso, trouxemos três pequenos grandes gênios do país, que atingiram altas pontuações em testes de QI para você conhecer!

“Crianças portadoras de superdotação e/ou altas habilidades, carregam o estigma de que nascem sabendo tudo, nunca erram, não precisam de estímulo, tempo, empenho. Isso não representa a realidade. Elas precisam sim de estímulo, investimento de tempo e dedicação aos estudos. De acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1994, 1999), a pessoa com altas habilidades (PAH) apresenta um desempenho excepcional em uma ou mais áreas do potencial humano como: inteligência espacial, corporal, musical, linguística, lógica, interpessoal, intrapessoal e naturalista”, explica a neuropsicóloga Dra. Roselene Espírito Santo Wagner.

3 crianças superdotadas brasileiras

Elio Henrique Santis Dalferth

3 crianças superdotadas brasileiras: Elio Henrique Santis Dalferth
3 crianças superdotadas brasileiras: Elio Henrique Santis Dalferth – MFPress

Aos 2 anos, Elio Henrique já reconhecia figuras geométricas e aos 3 reconhecia e identificava figuras geométricas mais complexas. Primeiro, ele falou inglês e, depois, português. Até hoje, muito da sua fala mistura as duas línguas.

Publicidade

Elio conhece com razoável profundidade todos os planetas do sistema solar, identificando as quantidades de luas dos planetas, além de entender sobre a variação das galáxias no universo e a existência de buracos negros e de estrelas maiores que o Sol.

Todo o conhecimento de Elio foi adquirido por ele mesmo, ninguém o ensinou. É um autodidata genuíno. Em julho deste ano ele fez 5 anos e já aprendeu – por ele próprio – a ler em inglês e português.

O gênio nasceu e mora em Marabá, interior do Pará, ama dinossauros, mas a sua maior expectativa é conhecer Elon Musk, para viajar com ele até Marte.

Publicidade

Elio já foi submetido a testes que apontaram 145 de QI e em uma variação essa pontuação chegou a 156, superando 99% dos superdotados da sua idade.

Gustavo Saldanha

3 crianças superdotadas brasileiras: Gustavo Saldanha
3 crianças superdotadas brasileiras: Gustavo Saldanha – MFPress

Nascido em São Paulo, no ano de 2013, Gustavo Arias Saldanha, desde o primeiro momento, era uma criança diferente das outras. Ao passo que Gustavo ia crescendo, uma paixão por música começou a ser percebida pelos pais.

Com apenas 8 anos de idade, o jovem brasileiro conquistou um feito notável: ele é uma das 100 crianças do mundo escolhidas para receber o “Global Child Prodigy Awards 2022”, ou seja, ele é uma das crianças prodígio com reconhecimento internacional pelo seu talento com a música.

Publicidade

Com 5 anos, por conta de uma apresentação escolar, o menino conheceu os Beatles e, no mesmo ano, começou a fazer apresentações cantando ao lado do presidente do Fã Clube Revolution, Marco Mallagoli.

Em menos de 1 ano, o repertório de Beatles já englobava mais de 50 sucessos. Gustavo aprendeu a tocar violão rapidamente, começou a estudar guitarra, teclado, bateria, baixo, ukulele e outros instrumentos. Atualmente, o prodígio musical de 8 anos começou a expandir o repertório musical e segue se desenvolvendo rapidamente na quinta arte.

A tecnologia também fascina o menino e a união entre as duas paixões fez com que ele aprendesse a usar sistemas complexos como o Logic Pro, utilizado pelos músicos profissionais. Atualmente, o repertório do pequeno artista já supera mais de 100 músicas. Gustavo também já gravou 4 músicas autorais, se apresentou em Liverpool e já foi notado por grandes nomes da música mundial como John Fogerty, James Taylor, Gerald Alston e Brian Ray.

Publicidade

Nicolle de Paula Peixoto

3 crianças superdotadas brasileiras: Nicolle de Paula Peixoto
3 crianças superdotadas brasileiras: Nicolle de Paula Peixoto – MFPRESS

Nicolle de Paula Peixoto, de 8 anos, filha de Jéssica Peixoto e Renato Peixoto, após ser selecionada para a prestigiada escola Pedro II, sofreu com uma série de problemas que dificultaram o desenvolvimento das suas altas habilidades.

“Quando a Nicolle ingressou na escola Pedro II ela estava com sete anos, cursando a 2º série do Ensino Fundamental, mas pelas regras do edital ela precisou voltar para o 1º ano, foi muito difícil, ela não queria mais ir à escola e voltava de lá chorando pois ela já sabia todos os conteúdos, eu ficava angustiada e também chorava por ver minha filha passando por aquela situação”, conta a mãe, Jéssica.

O edital que possibilitou o ingresso de Nicolle na escola baseava-se na resolução MEC nº 2/2018 que assegura o direito à continuidade do percurso educacional da criança. Pautando-se nessa resolução, a mãe de Nicolle entrou em contato com a pró-reitoria da instituição para abrir um processo interno solicitando a mudança da série de sua filha, no entanto, seu processo foi indeferido pela escola.

“Não desisti, fui informada da necessidade de conseguir um laudo que atestasse o Q.I. elevado da Nicolle para conseguir que ela retornasse à série que ela já estava. Apesar de a escola contar com estrutura para realizar o teste, eu precisei pagar tudo do meu bolso”.

O teste apresentou resultado positivo para altas habilidades e superdotação. Segundo a avaliação, “Nicolle apresentou desempenho intelectualmente superior no teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven com sua inteligência global atingindo o Percentil 99,8″.

Nicolle tem uma das maiores pontuações de QI já registradas no país, baseando-se em medidas estipuladas a nível nacional, diferentes das medidas em outros países. Nicolle possui uma pontuação de 153 na Compreensão Verbal, 151 na Memória Operacional e 144 no total, lhe dando a oportunidade de ingressar na Mensa – Uma das sociedades de alto QI mais restritas – e ainda podendo entrar em outras sociedades ainda mais restritas.

O Brasil não reconhece e ampara seus gênios

Segundo o neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o Brasil é um país que não tem muito amparo para crianças superdotadas. “O Brasil deveria “enxergar” melhor esses talentos e investir neles. Uma criança superdotada, por exemplo, precisa estar em séries mais avançadas. E o processo de educação é individual e direcionado. A maioria das escolas não querem ter esse trabalho”, explicou.

O professor que é sócio da RPS, empresa de inteligência e alta performance para atletas, também é assessor e consultor de mais de 30 famílias de crianças superdotadas, entre elas nomes como Laura Büchele, Caio Temponi, Gustavo Saldanha, Theo Ribeiro, Nicolle de Paula, Elio Henrique Dalferth, entre muitos outros.