Publicidade

Criança superdotada: aos 5 anos, brasileiro autodidata entra para sociedade de alto QI da Inglaterra

Nascida no interior do Pará, criança superdotada que, no Brasil, aprendeu o inglês como primeiro idioma, é o mais novo brasileiro a entrar na Mensa da Inglaterra

Criança superdotada: aos 5 anos, brasileiro autodidata entra para sociedade de alto QI da Inglaterra
Criança superdotada: aos 5 anos, brasileiro autodidata entra para sociedade de alto QI da Inglaterra – Divulgação / MF Press Global

Com notória diferença das crianças superdotadas de sua idade, o menino Elio Henrique Santis Dalferth – hoje com 5 anos – se tornou o brasileiro mais novo a entrar para a Mensa, que é uma das sociedades de pessoas com alto QI, da Inglaterra. O gênio nasceu e mora em Marabá, interior do Pará.

Publicidade

Segundo a família, todo o conhecimento de Elio foi adquirido por ele mesmo, ninguém o ensinou. Ainda conforme a família, o menino é um autodidata genuíno. Em julho deste ano ele fez 5 anos e já aprendeu – por ele próprio – a ler em inglês e português.

Ainda com quatro anos, Elio foi submetido a um teste para comprovação de alto QI e obteve 145 pontos e em uma das variações do teste esse número foi de 156, superando 99% dos superdotados da sua idade.

Sobre Elio Henrique: Criança superdotada que entrou na sociedade de alto QI aos 5 anos

Ainda conforme os pais do pequeno gênio, ele já conhece com razoável profundidade todos os planetas do sistema solar, identificando as quantidades de luas dos planetas que as possuem, além de entender sobre a variação das galáxias no universo e a existência de buracos negros e de estrelas maiores que o sol.

Outro diferencial de Elio é que primeiro ele falou inglês e depois português. Conforme os pais, até hoje muito da sua fala mistura as duas línguas. “Aos 2 anos Elio já reconhecia figuras geométricas e aos 3 reconhecia e identificava figuras geométricas mais complexas”, disse a mãe do garoto, Brenda Santis.

Publicidade

“Falei com a Brenda que com o inglês fluente Estados Unidos e Inglaterra seriam bons lugares para o Elio aproveitar a sua inteligência e já começar a formatar o seu futuro. Já tenho surpresas para o menino no país, já que também trabalho com os ingleses. A Mensa Inglaterra tem coisas fantásticas”, disse o PhD Neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, que também é membro de associações de pessoas com alto QI e que já está fazendo um trabalho de acompanhamento do pequeno Elio.