Quase metade dos internados por covid-19 são crianças menores de 5 anos
Fiocruz divulgou levantamento que mostra número de crianças de até 5 anos como principais hospitalizadas com covid-19 atualmente
Fiocruz divulgou levantamento que mostra número de crianças de até 5 anos como principais hospitalizadas com covid-19 atualmente
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desde julho, crianças menores de 5 anos são as principais internadas por covid-19. Segundo eles, além disso, o número desses hospitalizados atualmente é o dobro de idosos, considerados um dos grupos de risco da doença.
No último levantamento, entre 14 de agosto e 10 de setembro, o número de crianças dessa faixa etária internados era 678. Durante o primeiro semestre todo, forma registrados 7.809 casos de internação pelo vírus.
Com a vacinação dessa faixa etária com o uso emergencial da Coronavac aprovadas desde junho, as taxas de hospitalizações decaíram. No entanto, ela se mostra mais lentamente do que outras idades, como adolescentes e idosos.
“A cada dia que passamos sem vacinas aplicadas nessa faixa etária, mais de uma criança morre por Covid-19 no Brasil”, aponta Cristiano Boccolini, pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz.
No final de agosto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que em breve poderão disponibilizar a vacina da Pfizer, contra covid-19, a partir dos seis meses.
Assim como a para acima dos 5 anos, o imunizante teria dosagem menor e espaçada entre três doses.
Atualmente, o órgão regulador já realizou reuniões com especialistas e representantes da Pfizer, em via de aprofundar o conhecimento sobre o imunizante e seus riscos. Além disso, responsáveis da Sociedade Brasileira de Infectologia e de Pediatria, além de outros, também avaliaram sua aplicação em bebês.
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!