Testeira

Seis dicas para reiniciar seu esporte após a cirurgia na coluna

É possível recomeçar após um procedimento cirúrgico e o Dr. Marcelo Amato deixou algumas instruções para fazer isso da forma mais segura

VIVA SAÚDE Publicado quarta 13 outubro, 2021

É possível recomeçar após um procedimento cirúrgico e o Dr. Marcelo Amato deixou algumas instruções para fazer isso da forma mais segura
Seis dicas para reiniciar seu esporte após a cirurgia na coluna - FREEPIK

Se você adora uma atividade física, mas precisa passar por uma cirurgia na coluna, o neurocirurgião Dr. Marcelo Amato selecionou seis dicas que vão ajudar na retomada do seu esporte favorito.

1ª - Procure um cirurgião que adote uma técnica moderna para preservar a musculatura.

Essa primeira dica é essencial para o paciente atleta, que anseia pela reabilitação e para o retorno à atividade física. Importante que o cirurgião entenda a importância desse esporte para você.

2ª- Procure um bom fisioterapeuta.

Opte pelo profissional que tenha experiência com cirurgia de coluna com atletas e a reinserção desse atleta no esporte.

3ª - Respeite os prazos sugeridos pelo cirurgião e pelo fisioterapeuta para o reinício de cada atividade.

Os profissionais que te acompanham sabem antes, durante e após o procedimento que deverão dizer quando o retorno deve acontecer, afinal, eles que estão à par de toda a situação. Confie neles!

4ª - Um passo após o outro.

A coluna vai se adaptando gradativamente ao movimento e aos impactos que exigem mais dessa região. A reabilitação precisa ser individualizada. Paciente que corria maratona poucas semanas de ser operado conseguirá, em poucas semanas, correr novamente. Já uma pessoa que não tinha o hábito de correr e ficou meses sem andar direito, não conseguirá correr logo após uma cirurgia. Precisará começar a atividade física de forma gradativa. Para esses casos, a sugestão é iniciar com elíptico sentado, depois em pé, uma caminhada na esteira, com diferentes graus de velocidade e, depois dessa adaptação, estará preparada para correr.

5ª - Utilize a piscina na sua recuperação.

A água é uma excelente aliada na reabilitação. Correr dentro da água ativa toda a musculatura necessária para o esporte e com menor impacto nas articulações. Simular movimento do tênis ou do futebol embaixo da água trabalha toda musculatura que o esporte exige e com menos impacto. Essa estratégia não precisa ser utilizada apenas por atletas profissionais, pode ser utilizada para todos que desejam retorno rápido à algum esporte.

6ª - Faça a reabilitação visualizando a atividade física que gosta de fazer.

Para quem gosta de esportes coletivos, o Pilates ou a academia, pode parecer menos prazeroso, mas se fizer a reabilitação visando essas atividades que mais gosta ou assistindo a vídeos de jogos, o tempo pode passar mais rápido e a recuperação pode ser mais eficaz.

“Não é função do médico proibir ou privar o paciente de determinado esporte. Cabe ao neurocirurgião mostrar os riscos e os benefícios de cada atividade esportiva e, juntamente com o paciente, definir se vão ou não adotar esses riscos e qual a melhor estratégia de reabilitação para voltar a essas atividades, sejam para lazer ou de forma profissional”, comenta Dr. Amato.


Sobre Dr. Marcelo Amato – Graduado e doutor pela USP Ribeirão Preto, o médico neurocirurgião Marcelo Amato é especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva de crânio e coluna. Doutor em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), e em cirurgia de coluna pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC). Diretor do Hospital Dia Amato, centro especializado em cirurgias minimamente invasivas da coluna.

Possui publicações nacionais e internacionais sobre endoscopia de coluna, neurocirurgia pediátrica, tumores cerebrais, cavernomas, cistos cerebrais, técnicas minimamente invasivas, entre outros.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 02:00:15 (3414).