Tchau, TPM! Médico indica que diminuir consumo de carne vermelha pode aliviar os sintomas do período pré-menstrual

O Dr. Luciano Bruno fez uma lista de quais hábitos podem melhorar os desconfortos que incomodam tanto as mulheres

VIVA SAÚDE Publicado sexta 11 setembro, 2020

O Dr. Luciano Bruno fez uma lista de quais hábitos podem melhorar os desconfortos que incomodam tanto as mulheres
Tchau, TPM! Médico dá algumas dicas para aliviar os sintomas nesse período - Pexels

Na TPM você fica irritada, depressiva e sente muita vontade de comer chocolate? Saiba que você não está sozinha!

Estudos recentes do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos apontam que 75% das mulheres sofrem com diferentes sintomas nesse período. 

Destas, apenas 5% necessitam de tratamento com medicamentos. Isso significa que, na maioria das vezes, é possível amenizar os desconfortos com mudanças simples na rotina. De acordo com o Dr. Luciano Bruno, “Existem estratégias que podem aliviar esse período de acordo com cada pessoa”. Por isso é sempre importante consultar seu médico!

Confira algumas dicas do médico que podem ajudar:

+++ VEJA TAMBÉM: Você tem dúvidas sobre a menstruação? Ginecologista esclarece mitos e verdades sobre o assunto
+++ VEJA TAMBÉM: Veja cinco alimentos que ajudam a diminuir o inchaço do corpo


Coma menos carne vermelha
O profissional destaca a importância de comer menos fontes animais, pois elas aumentam muito o estímulo glutamatérgico - já destacado durante o período pré-menstrual  - que estimula a vontade de comer doce e a compulsão. “Nos 10 dias que antecedem o ciclo, tente fazer uma dieta vegetariana”.

Use probióticos
Existem séries de estudos que mostram que os probióticos Lactobacillus Rhamnosus e Lactobacillus Gasseri em doses mais baixas, são moduladores da monoaminoxidase (enzimas que aumentam a TPM).

Higiene do sono
O sono correto é a base para a modelação de proteínas antioxidantes e anti-inflamatórias que aliviam os sintomas pré-menstruais, portanto, durma bem, principalmente nesse período. 

Óleos essenciais 
Usar alguns óleos como ylan ylang, laranja, gerânio e lavanda em doses de 4 a 6 gotas por difusão diminui os sintomas desse período. “Por isso, a aromaterapia é um importante coadjuvante na diminuição da TPM”.  

Chás
Alguns chás, como os de folha de amora, de sálvia, feno grego, melissa, camomila e erva cidreira aliviam o sintoma da cólica e mal estar que podem ser causados nesse tempo. 


 

Último acesso: 26 Sep 2020 - 17:30:57 (307).