Seu cachorro sabe quando você está alegre ou bravo, como aponta estudo. Confira como isso ocorre
O estudo foi feito com 90 cachorros saudáveis e duas atrizes que expressaram emoções neutras, positivas e negativas
O estudo foi feito com 90 cachorros saudáveis e duas atrizes que expressaram emoções neutras, positivas e negativas
Se você está alegre, triste ou bravo tem alguém que pode estar bem atento a essas emoções, e não é um ser humano. Se você tem um cachorro em casa, saiba que ele é capaz de reconhecer expressões faciais e, ainda, tomar decisões a partir disso, como aponta um estudo publicado na revista Animal Cognition.
Os pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, juntamente com a Universidade de Lincoln, no Reino Unido, fizeram o estudo com 90 cães saudáveis, sem problemas na visão e outros critérios como não ser agressivo e conseguir se habituar com locais e pessoas diferentes.
+++ O que acontece com o cérebro quando você joga videogame demais?
+++ Dificuldade para dormir? Veja como a lavanda pode ser uma aliada de um sono de qualidade
Com a interação de duas atrizes em uma sala, observou-se que os cães preferiram pedir petiscos para a atriz que estava com uma expressão positiva, ou seja, alegre e feliz, e que eles evitavam a que estava com uma expressão facial negativa (brava ou raiva).
Relacionando as emoções, 68% dos cachorros escolheram a mais feliz em comparação à escolha de 32% da atriz com expressão neutra. Agora, em relação ao neutro e ao bravo, 95% dos animais preferiram o primeiro e 5% o segundo. Tudo isso mostra como o comportamento do seu amiguinho pode estar relacionado com as suas emoções humanas e que, a partir delas, eles fazem suas escolhas.