Segunda-feira é tido como o dia da preguiça.
Após aquele fim de semana em que muitas pessoas aproveitam para descansar até mais tarde, maratonar as séries atrasadas ou simplesmente não fazer nada, voltar à rotina dá uma “preguicinha”.
Porém, uma técnica, desenvolvida pelo pensador Ernest Hemingway pode ser a chave para que você melhore a sua produtividade e consiga, finalmente, vencer a preguiça e a procrastinação.
A técnica, apesar de parecer estranha (já vamos avisando, né?) mostrou resultados em diversos estudos ao redor do mundo, como nos Estados Unidos e no Japão. Ela se chama de “interrupção útil”.
Ela consiste, de grosso modo, em você interromper a atividade ao meio. Exatamente isso que você acabou de ler.
Isso porque, segundo Hemingway, quando você para uma atividade que está fazendo na metade, o seu cérebro processa que aquela tarefa ainda não foi finalizada.
Assim, você fica muito mais estimulado para voltar a acabar a sua demanda.
Ou seja, em outras palavras, quando você dá aquele descanso de 10/15 minutos quando acaba uma de suas tarefas, o seu cérebro entende que a sua missão já foi concluída, e começa a estimular hormônios de relaxamento, com isso, dando aquela preguiça ao voltar para o seu trabalho, por exemplo.
Mas agora, se você parar uma atividade na metade quando for tirar esse tempo, o seu cérebro vai processar a ideia de que a tarefa ainda não fora realizada e vai mandar mais energia para que você acabe, inibindo aquela enrolada tradicional que todos dão, por exemplo, ao voltar do horário de almoço.