Publicidade

Renata Spallicci comenta sobre equilíbrio entre saúde mental e física

Renata Spallicci fala sobre a importância de aliar as duas áreas em sua vida; confira!

Renata Spallicci comenta sobre equilíbrio entre saúde mental e física
Renata Spallicci comenta sobre equilíbrio entre saúde mental e física – Foto: Divulgação

Entender a importância da saúde mental vem ganhando cada vez mais espaço. A rotina impacta nisso, mas a verdade é que dar atenção ao assunto precisa fazer parte de nossas vidas. Renata Spallicci, vice-presidente executiva da Apsen Farmacêutica, revela que também lida com essas questões e diz que nem todo mundo sabe que vive com algum transtorno mental.

Publicidade

“Hoje é um privilégio não lidar com nada relativo à saúde mental, então, me encaixo nisso”, assume e explica: “Segundo a OMS, quase um bilhão de pessoas vive com algum transtorno mental. Os índices de depressão e ansiedade aumentaram mais de 25% no primeiro ano de pandemia. Esses são os dados que temos, mas existem grandes chances desses números serem maiores”.

Saúde mental e física: Renata Spallicci fala sobre equilíbrio

Renata detalha que seus primeiros sintomas de ansiedade surgiram durante uma reunião: “Não esperava. Tive sintomas como taquicardia, dificuldade de respirar, suor frio e náuseas. Precisei do apoio de uma parceira de trabalho, que assumiu toda a conversa”, ela lembra e aponta que isso foi importante: “Fez toda diferença naquele momento. Não adianta falarmos de saúde mental e estar em um ambiente nada seguro para sermos abertos e acolhidos sobre o que sentimos”.

Mesmo com a rotina acelerada, a executiva procurou ajuda médica: “Busquei atendimento para entender o que aconteceu. Percebi que era importante não só remediar os sintomas, mas também entender os gatilhos e as causas da crise”, pondera. “Ainda é comum que os tratamentos psiquiátricos e psicológicos sejam estigmatizados. Muitos tratam como um tabu, principalmente quando envolve medicações.”

Para amenizar a situação, Renata aliou tratamentos: “Houve muita evolução desses medicamentos, mas equilibrar todas as áreas da vida é essencial. Uma técnica que costumo usar é preencher a minha roda da vida: por ela fica evidente se estou focando demais no trabalho, por exemplo. Também priorizo muito o tempo de qualidade com meus familiares, amigos, e meus 33 pets, que são meus fiéis companheiros!”.

Publicidade

Atleta de fisiculturismo, ela encontrou benefícios nos exercícios físicos: “Se conecta diretamente ao meu mental. É algo inegociável na minha rotina, mas descansar aos finais de semana também faz parte do treino”, declara.

“Também não deixo minha espiritualidade de lado, minha conexão com Deus é uma construção diária. Procuro ter um tempo só meu para autoconhecimento e autocuidado”, diz.

A profissional finaliza: “Reconheço que ainda não há um equilíbrio, mas indico estabelecer a rotina de forma consistente e seguir um objetivo. É comum buscarmos desculpas, mas faça um acordo consigo mesmo e seja frequente. Aplicativos de agenda e monitoramento de hábitos são boas opções para criar lembretes e se motivar diariamente”.

Publicidade