bem-estar   / Música para os ouvidos?

Musicoterapia: uma maneira simples e divertida de ajudar da evolução das crianças

O tratamento vem ganhando espaço e amparo da comunidade científica ao longo dos anos

Publicado terça 26 janeiro, 2021

O tratamento vem ganhando espaço e amparo da comunidade científica ao longo dos anos
Musicoterapia - Pixabay

Algumas crianças precisam de estímulos para se desenvolver, uma atividade que ajuda bastante os pequenos é a musicoterapia.

Como o próprio nome já diz é uma forma de tratar os pacientes pela música, ajudando na saúde e utilizando diversas formas de aprendizado, artes e expressões.

+++LEIA MAIS: A receita de bolo de cenoura saudável mais fácil e deliciosa que você já viu

A fonoaudióloga e CEO da MH Clinic, Mariana Hipólito, explica os principais benefícios dessa técnica.

“Os benefícios são comprovados pelos estudos científicos e vistos no processo da terapia, os quais são observados um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor desempenho em suas sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo em expressar suas emoções com mais facilidade. Na vida social, a musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos, biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão, ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida com mais energia, motivação e determinação”.

Indicada para qualquer idade, a musicoterapia ativa diversas partes do corpo e do cérebro como: amígdala, hipocampo, córtex, cerebelo, além de melhorar o humor, a concentração, a atenção e a memória.

Em crianças com deficiência estudos comprovam que o uso da música auxilia no desenvolvimento da aprendizagem. Ao se investigar de que forma ela pode ajudar nesse processo, é possível observar que ocorre a expansão da comunicação e das relações sociais.

“Professores de crianças com deficiência relatam que a música contribui para um acréscimo de competências e desenvolvimento de habilidades. Além disso, apontam que a música também favorece o desenvolvimento intelectual e emocional”, finaliza Mariana.

Último acesso: 08 Mar 2021 - 07:35:52 (1401).