bem-estar   / Você sabia?

Idade x plenitude: Ansiedade diminui conforme a idade aumenta, diz pesquisa

Além disso, foco melhora entre os adultos mais velhos

VIVA SAÚDE Publicado segunda 26 abril, 2021

Além disso, foco melhora entre os adultos mais velhos
Idade x plenitude: Ansiedade diminui conforme a idade aumenta, diz pesquisa - Freepik

A ansiedade é um problema que afeta muita gente, não é mesmo?

Porém, de acordo com uma nova pesquisa do Instituto de Neurociência do Trinity College, em Dublin, adultos mais velhos e idosos podem ser menos inquietos mentalmente, mais focados e serem menos afetados pela ansiedade do que as pessoas mais jovens.

Além disso, Paul Dockree, coautor do estudo, explicou que adultos mais velhos parecem mitigar os aspectos negativos do declínio cognitivo, aumentando a motivação e adotando estratégias mais eficientes para suspender a mente errante quando o foco é necessário.

+++ VEJA TAMBÉM: 'Skincare natural': Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer

Como o estudo foi feito?

Foi aplicada uma metodologia por meio da qual adultos mais velhos saudáveis realizaram uma tarefa de atenção computadorizada que, periodicamente, pedia aos participantes que relatassem seu estado mental atual.

E, os principais resultados do estudo foram que adultos mais jovens e mais velhos demonstraram desempenho de tarefas semelhante, embora, adultos mais velhos tenham desempenho com menos variabilidade, indicando melhor foco geral.

Também, apesar do pior desempenho em testes cognitivos padrão, os adultos mais velhos exibiram níveis mais baixos de ansiedade e depressão, menos dificuldades subjetivas de atenção e maior motivação relacionada à tarefa do que os mais jovens.

Último acesso: 19 Sep 2021 - 04:17:42 (2163).