Horta em casa: como fazer e quais os benefícios para a saúde?
Especialista explicam como uma horta em casa pode ser benéfica para o bem-estar e qualidade de vida e como aplicar a prática em casa
Especialista explicam como uma horta em casa pode ser benéfica para o bem-estar e qualidade de vida e como aplicar a prática em casa
Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade de Horticultura do Reino Unido, ter uma horta faz bem à saúde. Quase 6 mil pessoas foram entrevistadas para a formulação do artigo científico na revista ScienceDirect, que revelou que uma “dose” de jardinagem duas ou três vezes por semana diminui os níveis de estresse e aumenta a sensação de bem-estar.
Ter um espaço verde em casa e plantar, colher e comer o que você produziu é extremamente benéfico para a saúde, além de ser um excelente exercício para a mente. A paisagista Rayra explica que cultivar hortaliças em casa também é capaz de trabalhar a aromaterapia, já que os temperos plantados exalam cheiros muito bons.
Alguns benefícios são a sinestesia cultural, desaceleração dos pensamentos, contato com a terra e a natureza, sem aplicação de agrotóxicos – o que traz grandes vantagens para a saúde. Os temperos podem ser usados para cozinhar, fazer chá e até mesmo para tomar banho. “A folha plantada em casa é muito mais saborosa”, revela Rayra.
A implantação de uma horta em residências é uma decisão que além de envolver um número significativo de benefícios à saúde de quem o faz, ainda contribui para um aumento da qualidade de vida de todos aqueles que estão próximos, familiares e amigos. Uma premissa nesta atividade, tão bem difundida nos últimos anos, é de que devemos nos preocupar sempre com o quê ingerimos ao nos alimentarmos. Neste contexto, fala-se muito em segurança alimentar e como isto afeta a qualidade nutricional de nossa alimentação.
Ao implantar uma horta em casa, sabe‐se exatamente o que está sendo cultivado, quais insumos estão sendo incorporados e qual será o resultado da colheita, sem o uso inadequado ou excessivo de agrotóxicos, que é uma das principais preocupações de quem recorre a esta atividade. A facilidade de implantação de uma horta está na ideia de que as hortaliças, geralmente, são muito simples de serem cultivadas, pouco exigentes em nutrientes no solo e de fácil adaptação aos mais diversos ambientes.
Quem quer começar, opta por um plantio em vaso (diversos formatos), ou pequenos canteiros. Uma recente alternativa para aqueles que moram em apartamentos foi a utilização de jardins verticais para cultivo de hortaliças, uma boa saída para quem não tem muito espaço disponível. Qualquer espaço está valendo, desde quintais, e varandas, pode até mesmo ser na cozinha, o que vale é começar.
E como se começa? Primeiro escolha um local bem iluminado, arejado, mas não ventilado em excesso. Defina o que vai ser plantado, temperos, verduras, legumes, outros frutos, etc. Pode abusar da imaginação!
Já o engenheiro-agrônomo, Thiago Santos, revela algumas dicas cruciais para o cultivo das plantas. Atenção!
Pronto! Com essas informações já é possível começar, agora basta agir, ter diversidade e criatividade para implantar sua horta.