Publicidade

ESPECIAL DIA DAS BRUXAS: Entenda os “bruxos” e “bruxas” do Brasil, com seus rituais e práticas

Ao longo de sua história, o Brasil taxou como bruxaria muita de suas tradições e rituais

Benzedeiros e curandeiros – Pixabay

O que é ser “bruxo” ou “bruxa”? Com toda certeza depende para quem você pergunta.

Publicidade

Desde aquelas retratadas nos filmes e desenhos, que andam de vassoura e usam chapéu, até um bruxo famoso aí de óculos redondo… O que ninguém questiona é que eles e elas estão presentes em nossa cultura e sociedade.

Com o passar dos anos, muitos ritos e tradições, antes tidos como “bruxaria”, ganharam uma comoção ou uma aceitação popular, em especial aqui no Brasil, com os benzedeiros e curandeiros.

+++LEIA MAIS: Abacate, ovo e brócolis ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue

Eles são famosos por serem guias espirituais e também por usarem muito os “poderes” da natureza, como plantas e ervas usadas em chás, hortaliças, como a arruda, usadas nas bênçãos.

Publicidade

No quesito espiritual, eles ajudam na elevação do espírito, além de afastarem, através dos ritos, sejam com sal grosso, por exemplo, ramos de arruda, os maus-olhados ou energias que possam ser maléficas à nossa alma.

Além disso, as simpatias também estão enraízadas na cultura brasileira. Os benzedeiros com seus rituais para curar enfermidades, para alavancar a sua carreira profissional e até para perder uns quilos a mais.

Como dito, as simpatias estão tão enraizadas que viraram verdadeiros costumes, como o de pular as sete ondinhas, comer lentilha e guardar uma semente de romã durante a virada de ano.

Publicidade

Esses ritos e outros, ajudam a atrair as boas energias que o universo emana para as causas que você deseja.

Acreditando ou não, essas práticas, rezas, bênçãos e simpastias fazem parte da nossa cultura e, assim sendo, deve ser respeitada como todas as outras.

E, para não deixar essa data de lado, claro que deixamos algumas simpatias aqui em baixo para alguns problemas!

Publicidade

SIMPATIAS FAMOSAS 

CURA DE DOENÇAS

Faça esse benzimento por três dias seguidos. Antes de iniciá-lo, encha um copo com água, faça o sinal da cruz sobre ele e diga:  “Eu te benzo pelo nome que te puseram na pia, em nome de Deus e da Virgem Maria, e das três pessoas da Santíssima Trindade, eu te benzo.Deus, Nosso Senhor que te cura, Deus que te acuda nas tuas necessidades. Se teu mal é quebranto, mal invejado, olhos atravessados ou qualquer outra enfermidade, se te deram no comer, no beber, no sorrir, no zombar, na tua formosura, na tua gordura, na tua postura, na tua barriga, nos teus ossos, na tua cabeça, na tua garganta, nas tuas lombrigas, nas tuas pernas. Que Deus, Nosso Senhor que há de tirar, vem um anjo do Céu, deita no fundo do mar onde não ouça galinha e nem galo a cantar“.
Faça-se o sinal da cruz em cima o copo e reze o Credo três vezes. No segundo dia, reze um Pai-Nosso à Santíssima Trindade e, no terceiro, uma Salve-Rainha a Nossa Senhora.

Publicidade

CONTRA DOR DE CABEÇA

Quem for benzer deve manter a mão sobre a cabeça do doente, mas sem tocá-lo nem fazer o sinal da cruz. “Jesus, santo nome de Jesus, onde está o santo nome de Jesus não entra mal nenhum. Onde eu ponho a minha mão, ponha o Senhor a sua divina vontade. Quando São Pedro pelo mundo andou, encontrou o seu divino Mestre. O Senhor lhe perguntou: ‘- Onde vais Pedro? – Eu, Senhor, vou para o monte forte. – Anda, Pedro. – Não posso, Senhor. – Pois o que tens? – Dor de cabeça.’ Jesus, Jesus, Jesus, credo em cruz! Amém“.

TIRAR PEDRA NOS RINS

A pessoa que tem pedra nos rins deve ir até um rio ou riacho, pegar um pedregulho e apertá-lo na mão. Enquanto isso, sem se afastar da beirada do rio, deve dizer o seguinte: “Beato Libório, o que tenho na mão? Eu tenho na mão? Eu tenho uma pedra que o rio lavou. (Jogue a pedra bem longe). Beato Libório, eu não tinha na mão uma pedra que o vento levou. Senhor, meu Deus, fazei por São Libório, beato a quem foi dado o poder de limpar as pedras dos rins, que este enfermo fique são do mal que padece. Glorioso São Libório, interceda por mim. Amém“.