Publicidade

Compulsão e equilíbrio alimentar: como conciliar a rotina de trabalho a um estilo de vida saudável?

Em reality, nutricionista Thaisa Leal invade a cozinha de pessoas que se alimentam mal para incentivar a vida saudável através da melhora de hábitos, possibilitando, assim, o emagrecimento também saudável

Compulsão e equilíbrio alimentar: como conciliar a rotina de trabalho a um estilo de vida saudável?
Compulsão e equilíbrio alimentar: como conciliar a rotina de trabalho a um estilo de vida saudável? – FREEPIK

Você já pensou se uma nutricionista desse uma olhadinha na sua geladeira? Será que ela iria concordar com o estilo de vida que você tem levado? Se sua resposta foi não, saiba que você se encontra dentro do grupo onde está a maioria dos brasileiros. Com um estilo de vida nada saudável, consequência de uma alimentação baseada em ultraprocessados, açúcares, sódio e gorduras, cerca de 47% dos brasileiros estão sedentários e com algum tipo de doença decorrente dos maus hábitos.

Publicidade

Por mais que o número de pessoas com excesso de peso e suas doenças correlacionadas não pare de subir, a consciência da necessidade de mudança de vida começa a aumentar no país. Isso acontece muito por conta do compartilhamento de informações através das redes sociais – incentivando um estilo de vida mais saudável – e também como resultado da pandemia de Covid-19, que serviu, para muitos, como um alerta da necessidade de hábitos que reforçam a imunidade.

Mudança de chave na mentalidade para conquistar uma vida saudável

Para incentivar uma mudança de chave dentro da cabeça das pessoas, a nutricionista Thaisa Leal lançou, no dia 6 de novembro, o Invasão Leal. No reality, a especialista “invade” a cozinha de alguns convidados do projeto para identificar as maiores dificuldades de cada participante e auxiliar na mudança de hábitos sem sofrimentos e de forma duradoura. Dessa forma, os participantes ingressam em uma vida mais saudável e, após três meses, obtêm resultados incríveis.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Thaisa Leal (@canaldathaisaleal)

BRAIAN RIZZO EMAGRECEU 14KG NO REALITY

Braian Rizzo, criador de conteúdo, podcaster e youtuber brasileiro, já sofria com compulsão alimentar e obesidade e chegou a ganhar mais de dez quilos apenas na pandemia, por consequência de hábitos não saudáveis. Ele aceitou fazer parte do desafio Invasão Leal quando começou a receber incentivo dos seguidores para se preocupar mais com a saúde – já que, nessa época, o influencer começou a fazer vídeos provando comidas exóticas (e nada saudáveis), em seu perfil do Instagram.

Publicidade

Com o auxílio da nutricionista, e de seus seguidores, Braian entendeu a importância de encontrar um equilíbrio entre seu trabalho e um estilo de vida saudável. Assim, durante os três meses do reality, o influenciador foi de 112kg para 98kg, ou seja, emagreceu, de forma saudável e acompanhada, 14kg.

Assista ao episódio completo:

Menos 14kg na balaça e mais consciência na vida

Thaisa ressalta a importância do acompanhamento de um profissional quando o assunto é emagrecimento saudável, alertando para os diferentes biotipos e sendo sempre um solucionador de problemas para que ultrapasse os obstáculos que impedem de ter uma vida mais saudável. Entretanto, a nutricionista explica que qualquer mudança pode e deve ser iniciada hoje através de escolhas mais assertivas: trocando os industrializados por comidas saudáveis e inserindo atividades físicas em sua rotina.

Publicidade

“Nossas escolhas alimentares são reflexo do nosso emocional, de hábitos enraizados, da nossa rotina, do nosso sono, de crenças e de falta de conhecimento. Por isso, acho que a mudança não é apenas na alimentação, mas como um todo no estilo de vida. Todos podemos começar agora com um pequeno passo”, motiva ela.

A profissional também esclarece que, por muitas vezes, os pacientes chegam à consulta com a dúvida se possuem alguma compulsão alimentar, já que em determinado horário do dia acabam ingerindo uma quantidade grande de alimentos não saudáveis para suprir alguma necessidade que não compreendem.

“Eu sempre explico que alimentação saudável não precisa ser sinônimo de sofrimento, fome, restrições e uma alimentação sem graça. É comum que as pessoas achem que para emagrecer precisam comer pouco, então acabam restringindo demais a ingestão alimentar e, consequentemente, ficam com fome e têm episódios de comer muito. Mas não é para ser assim. Existem muitos tabus e é preciso ter menos medo dos alimentos e ter mais conhecimento para não fazer dietas doidas que não emagrecem, prejudicam a saúde e ainda geram frustração”, explica Thaisa.

Publicidade

**

Thaisa Leal

Thaisa Leal é nutricionista formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pós-graduanda em Neurociência comportamental. Thaisa Leal busca a democratização da informação sobre a alimentação saudável, de forma a passar informações que parecem difíceis de forma descontraída e de fácil entendimento e na linguagem do público. Para isso, a especialista criou um canal no Youtube, além de lançar dois e-books, com conteúdos que mostram que ser saudável pode ser muito mais gostoso, fácil e barato do que se imagina.