Publicidade

Comprovado pela ciência! Saiba como Ioga e Pilates podem ajudar no tratamento do câncer

As práticas, que ganham cada vez mais adeptos, têm benefícios maravilhosos, se combinadas com os tratamentos para a doença

Saiba como a Ioga e o Pilates podem ajudar no tratamento do câncer – Pixabay

Como se sabe, ainda não tem uma cura definitiva para o câncer, mas felizmente, existem diversos tratamentos, que vão desde a quimioterapia até a uma intervenção cirúrgica. Porém, muitos destes tratamentos acabam sendo bastante agressivos ao paciente.

Publicidade

Para quem está no tratamento, normalmente, a prática esportiva é quase que vetada, variando de caso para caso. Mas as atividades físicas tomam uma outra percepção para os pacientes. Ao invés de focar na performance, a prática visa o relaxamento corporal, mental e a concentração.

Assim sendo, obviamente, após a autorização do médico responsável pelo tratamento, tanto Ioga quanto Pilates se tornam importantes aliados nessa fase.

Segundo o terapeuta corporal Fabio Romano, essas práticas podem ajudar o paciente a atravessar o período de tratamento e até auxiliar na mudança de estilo de vida, se necessário. Para que haja benefícios, elas devem sempre ser adaptadas às necessidades e limitações de cada pessoa.

Alongamentos leves, exercícios respiratórios e práticas de relaxamento são indicados“, disse o terapeuta. O especialista esclarece que não há contraindicações desde que sejam consideradas as limitações físicas do paciente tanto ao toque quanto ao movimento e à capacidade de foco e atenção.

Publicidade

O objetivo principal é proporcionar maior percepção de bem-estar, promovendo um estado de relaxamento profundo, que se traduz usualmente na redução de sintomas e na diminuição da ansiedade, que com frequência estão presentes durante o tratamento hospitalar”, afirma. O ideal é que toda terapia corporal seja praticada de forma individual e, se possível, com a ajuda de um profissional. Os momentos também precisam ser adequados.

Ou seja, não adianta querer que o paciente faça algo para relaxar no meio das crises de náuseas que sucedem uma quimioterapia.

*Por: Ana Carolina Nogueira, Clara Ribeiro, Fernanda de Almeida, Ivan Alves, Ivonete Lucirio, Jhennifer Moises, Leonardo Valle, Karina Fusco, Letícia Ronche, Natasha Franco, Priscila Pegatin, Rita Santander, Romulo Osthues e Sílvia Dalpicolo / Adaptação: Kelly Miyazzato e Marcello Sapio*

Publicidade