Publicidade

Xô, espinhas! Confira receita com três elementos que pode auxiliar no tratamento contra a acne

Cerca de 56,4% dos brasileiros adultos são acometidos por espinhas

Método para tratar espinhas – Freepik/freepik

Presente na vida de muitas pessoas, a acne não é algo apenas de adolescentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 56,4% afetam os adultos. Inclusive, ela pode ser contagiosa, como explica a dermaticista Patrícia Elias, em vídeo no seu canal do Youtube: “A Cutibacterium acnes pode ser transmitida de pessoa para pessoa ou até mesmo ser transmitida através de objetos, como maquiagem”.  

Publicidade

Ainda, pesquisa da SBD que existem alguns fatores que podem desencadear o aparecimento de espinhas na fase adulta, como estresse, obesidade, distúrbios do sono, tabagismo, exposição à radiação ultravioleta, medicamentos, entre outros. Patrícia Elias fala sobre a predisposição genética: “Eu posso ter contato com uma pessoa que emprestou uma maquiagem que está contaminada, mas a minha pele e o meu pH não permitem que essa bactéria sobreviva por muito tempo na minha pele”. Aliás, dependendo da quantidade, o excesso de espinhas pode até mesmo desenvolver depressão.

+++ Acne na vida adulta: por que acontece e como tratar esse problema?

+++ Maskin: entenda como as máscaras de proteção afetam a pele e influenciam o mundo da beleza

Uma receita indicada pela dermaticista que pode auxiliar no tratamento de espinhas utiliza: vinagre de maçã, gel de babosa e óleo essencial de melaleuca.

Publicidade

COMO UTILIZAR? 

  • Antes de tudo, é importante fazer a higienização do rosto com um sabonete próprio para o rosto; 
  • Depois, com uma quantidade pequena, molhe um pedaço de algodão com o vinagre de maçã. Em seguida, aplique apenas onde está a espinha. Você só deve utilizar a noite porque o vinagre tem propriedades ácidas, alerta Patrícia. Ela ainda aponta que a aplicação deve ser feita por apenas 20 segundos; 
  • Com uma pequena quantidade do gel de babosa na palma da mão, adicione apenas uma gota do óleo de melaleuca e espalhe pelo rosto. “O gel de babosa vai nutrir, hidratar e regenerar sua pele. O melaleuca é fungicida e bactericida, ele vai evitar que sua bactéria fique espalhando para o seu rosto inteiro e controlar a oleosidade”
  • Na parte da manhã, lave o rosto de manhã e, sem o vinagre, passe pelo rosto apenas a mistura com babosa e melaleuca. “Finalize com um protetor solar de alta qualidade”, complementa a dermaticista.

Confira mais no vídeo abaixo:

Publicidade