Unhas crescidas? Saiba quais alimentos podem ajudar no processo

Alimentos para ajudar no fortalecimento das unhas – Unsplash/Anna Kumpan

Você sabia que o crescimento das unhas está diretamente relacionado com a alimentação? Uma dieta não balanceada e com carência de vitaminas e proteínas está intrinsecamente relacionada com unhas fracas e quebradiças. De acordo com a nutricionista Dani Borges, alguns alimentos fornecem nutrientes essenciais para obter unhas fortes e saudáveis.

Publicidade

“As unhas são formadas principalmente por queratina, um tipo de proteína. O consumo equilibrado de proteínas ajuda as unhas a crescerem mais fortes”, explica a nutricionista Dani Borges. “Alguns alimentos ricos em proteínas são o frango, carnes, ovos e nozes. No caso de quem segue uma dieta vegana, é recomendado acompanhar os índices de vitamina B12 no organismo com um profissional de nutrição”, explica Dani Borges.

+++ E a saúde? Apenas 1 em cada 3 brasileiros consomem frutas e hortaliças

+++ Pacientes com diabetes tipo 1: o que comer antes, durante e depois do treino

FALTA DE VITAMINA B12 PODE TER RELAÇÃO COM UNHAS FRACAS

A carência de Vitamina B12 é um fator associado a unhas fracas: “Déficits nutricionais impedem o pleno funcionamento do organismo e consequentemente o desenvolvimento das unhas”, adverte a nutricionista. “As unhas também ficam mais fortes com a alta ingestão de vitamina C, encontrada no morango, laranja acerola e também goiaba”, pontua Dani Borges.

Publicidade

Outro nutriente relacionado ao desenvolvimento das unhas é o zinco: “Podemos encontrar uma boa quantidade de zinco na quinoa, amendoim, amêndoas e grão de bico”, informa a nutricionista Dani Borges. A banana também é um alimento que auxilia no crescimento, pois trata-se de uma fruta rica em biotina, uma substância que aumenta associada a produção de queratina”, declara a especialista em nutrição.

Sobre Dani Borges

Dani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Dani começou a atuar como modelo fitness e competidora em 2010, participando nos anos seguintes de competições de fitness nos Estados Unidos e também fotografando para marcas ligadas ao segmento, especialmente em Orlando e Miami, se tornando um dos rostos mais conhecidos do grande público, brasileiro e internacional, que consome publicações e revistas de fisiculturismo.

Publicidade