Se você está em busca de produtos com ingredientes naturais e deixam os cabelos saudáveis, você precisa conhecer as opções de shampoos sem sulfato!
Segundo a Mestre em Ciências Farmacêuticas e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, Karina Soeiro, esse tipo de shampoo é livre de detergentes pesados, como o lauril sulfato de sódio, substância que faz aquela espuma e, ao mesmo tempo, remove a proteção natural do fio, o deixando ressecado.
“A utilização do produto com este ingrediente, faz com que os fios se tornem mais rígidos, elásticos, opacos e suscetíveis à quebra, algo que ninguém deseja”, destaca.
Além disso, o sulfato é um desengordurante poderoso que limpa e remove resíduos do couro cabeludo além do necessário. Assim, acaba retirando a oleosidade natural do couro cabeludo, o que também pode fazer com que os cabelos percam a maleabilidade, o brilho e a força.
De acordo com Karina Soeiro, o shampoo sem sulfato, portanto, possui o poder de higienizar os fios sem que você precise esfregar muito a raiz em busca da espuma. “Quando é utilizado shampoos livres de sulfatos, a limpeza é muito mais suave, retirando apenas a sujeira e a oleosidade em excesso dos fios, deixando a saúde da cutícula do fio intacta”, explica.
Como ela relata, basta fazer uma massagem suave no couro cabeludo e enxaguar. Dessa forma, as cutículas ficam intactas, sendo uma excelente opção para cabelos muito porosos ou danificados.
Especialista explica porque shampoos sem sulfato é a melhor opção para manter os fios saudáveis
A farmacêutica, então, lista uma série de benefícios do uso do shampoo:
– É ideal para pessoas com cabelos quimicamente danificados e/ou ressecados.
– Ótima opção para cabelos naturalmente secos e mais frágeis (como os cabelos crespos e cacheados), pois evita a retirada da oleosidade natural do couro cabeludo.
– Previne a quebra capilar, já que evita o ressecamento.
– Evita o frizz, por preservar a oleosidade natural do bulbo capilar e realizar uma limpeza sem ressecar os fios. Assim, mantém os nutrientes que os deixam mais soltos e alinhados.
– Contribui com o meio ambiente, por não conter o sulfato.
Por fim, ela ressalta como avaliar se determinado shampoo possui, ou não, o sulfato: “Existem diferentes tensoativos contendo sulfatos, por isso algumas marcas podem até estampar rótulos com a expressão ‘SEM SAL’. Mas não devemos levar essa afirmação como benéfica para determinar se o shampoo em questão realmente não contém sulfatos. O ‘sem sal’ da maioria das marcas significa ‘sem cloreto de sódio (sal de cozinha)’, por isso continuam uma mistura de sulfatos”.
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!