Publicidade

Receitas com abacate são realmente boas para os cabelos? Especialista explica sobre o uso de alimentos nos fios; saiba mais

A fruta que chegou no Brasil no século XIX é fonte de diversas receitas que prometem muitos resultados positivos

Uso de abacate nos fios capilares – Pexels/Dominika Roseclay

Apesar de ter sido introduzido no Brasil no século XIX, o abacate é facilmente encontrado e conquista os paladares de muitos. Quem não já fez uma vitamina ou já o comeu amassadinho no prato? Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo da fruta pelos brasileiros é de cerca de 300 gramas por ano. Mas, não só para a alimentação, o abacate também é muito visto como fonte de receitas para o cabelo que garantem resultados como brilho e fortalecimento. 

Publicidade

Mas, afinal de contas, o abacate é realmente bom para os fios? A cientista expert em saúde capilar, Jackeline Alecrim, fala sobre essa prática que é muito disseminada. “O uso desses alimentos de maneira integral não significa que eles vão ser benéficos para o fio e para a saúde do couro cabeludo”. A especialista explica que para surtir um efeito positivo, os componentes essenciais dos alimentos devem ser isolados e em uma concentração correta. Sem esse processo, “esse uso pode, inclusive, obstruir as cutículas do cabelo, provocar obstruções na região do couro cabeludo, além de não garantir a absorção desses componentes”. Outro alerta é em relação aos grupos cítricos, que podem causar queimaduras quando são aplicados no cabelo e, depois, exposto ao sol.

+++ De dentro para fora: ovo pode auxiliar na saúde capilar 

+++ Para além da hidratação em si! Alimentos saudáveis são grandes aliados contra o ressecamento de pele

O essencial é procurar produtos com elaboração científica. “Quando pensamos em queda de cabelo, existem também as receitinhas milagrosas que podem, inclusive, agravar o problema. Justamente pelo risco de provocar obstrução e dificultar ainda mais o funcionamento dos folículos”. Aliás, o termo “queda de cabelo” é uma pesquisa muito frequente na internet, principalmente no outono e no verão, conforme estudiosos das universidades John Hopkins e Washington, o que pode levar muitas pessoas a procurarem soluções aparentemente práticas.

Publicidade

ÓLEOS VEGETAIS 

“O único grupo de substâncias que tem boa bioafinidade com a nossa pele e o nosso cabelo, são os óleos vegetais”. O artigo “Influência de óleos vegetais brasileiros na resistência mecânica da fibra capilar” fala sobre como os óleos lubrificam preenchem fissuras menores na parte externa dos fios. Jackeline Alecrim lembra que esses óleos devem ser puros e sem adição de componentes e óleos minerais. “Também devem ser usados moderadamente, de acordo com a necessidade de cada tipo de fio, mas são produtos que temos uma segurança maior para o uso”.

Publicidade