Publicidade

Bom para os ouvidos e para a mente! Escutar música durante o estudo ou trabalho estimula a memorização

Com beats leves e suaves que se tornaram uma febre na internet, o lo-fi é um exemplo para aqueles que buscam se concentrar ou relaxar

Ouvir música ajuda na concentração – Freepik/wayhomestudio

Nos momentos do dia a dia com tarefas que exigem concentração para realizá-las, as pessoas costumam buscar diversas maneiras para manter o foco naquilo que está fazendo, seja com o silêncio ou com a música. Para os que preferem um fundo sonoro, a suavidade da melodia é a mais buscada, não só para se concentrar, mas também para relaxar. Na internet, as músicas lo-fi, com beats calmos e leves se tornaram uma febre, e é considerada pelo Google uma das tendências de 2022.

Publicidade

Uma pesquisa feita pela organização britânica Mindlab mostrou que estilos musicais, como a clássica, estimulam a assimilação e memorização de um conteúdo. Quando é um som instrumental, sem letras, o neurocientista Dr. Fabiano de Abreu diz que essa influência na concentração acontece porque os ritmos acionam os neurônios, fazendo com que os neurotransmissores sejam liberados para ajudar na concentração. “Mas músicas que prendem a atenção para a letra, já distorcem a atenção para o estudo”.

+++ Que barulho! A poluição sonora pode provocar diversos problemas no organismo, como doenças cardiovasculares 

+++ Três movimentos para relaxar os ombros. Confira uma sequência da yoga que alivia a tensão na região

Tanto em plataformas de streaming quanto no YouTube, é possível encontrar uma variedade de playlists voltadas para estudar, trabalhar, relaxar ou meditar. O recorde de transmissão no YouTube, com uma sequência de mais de 13 mil horas, é justamente de uma rádio chamada “lofi hip hop radio — beats to relax/study to”, que está no ar 24h por dia.  

Publicidade

Se você está procurando focar em matemática, por exemplo, uma pesquisa realizada pela Universidade Caen, na França, apontou que ouvir música clássica durante os estudos para a matéria auxiliou no aumento de cerca de 12% na concentração, em relação aos alunos que não escutaram esse gênero durante os estudos.  A música tem efeito relaxante e desvia o foco atencional tornando-se determinado. É melhor ouvir a música do que o som ambiente que possa tirar a atenção, como pessoas falando, entre outros. Pois o cérebro identifica apenas a música e o que está fazendo”