Queda capilar pode se intensificar no inverno; Como evitar?

No inverno, com as temperaturas mais baixas, a queda de capilar pode ser ainda maior. Por isso, é preciso alguns cuidados básicos

Cuidados com os cabelos no inverno
Cuidados com os cabelos no inverno – Unsplash/Cortney White

O inverno chegou e as baixas temperaturas podem acabar prejudicando a saúde do nosso cabelo e até fazendo com que os fios caiam mais. O nosso corpo sofre alterações de acordo com as épocas do ano. No inverno, com as temperaturas mais baixas, a queda de cabelo pode ser ainda maior, podendo fazer com que uma pessoa perca mais fios do que o habitual.

Publicidade

A cientista especializada em Cosmetologia Avançada e Fitoativos, Jackeline Alecrim, deu 5 dicas de cuidados com os cabelos nessa época do ano contra a queda capilar.

SAIBA COMO EVITAR A QUEDA CAPILAR NO INVERNO

1- Não lave o cabelo com água quente

De acordo com a cientista, a água muito quente pode provocar processos inflamatórios, excesso de oleosidade e ressecamento dos fios. Isso pode ocasionar problemas que alteram o funcionamento e o equilíbrio do nosso couro cabeludo e consequentemente favorecer a queda precoce dos fios.

2- Não durma com o cabelo molhado

Publicidade

Jackeline explicou quais os riscos envolvidos: Dormir com os fios úmidos pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias, aumentando o risco do aparecimento de dermatite e caspa”.

3- Não esqueça da higienização do couro cabeludo

“Assim como a pele, o couro cabeludo pode ser normal, seco ou oleoso. Por isso, a pessoa deve saber qual é o seu tipo, pois isso é primordial para escolher os produtos certos. A frequência de lavagem é diretamente influenciada pelo tipo de cabelo e pelo padrão de produção de oleosidade de cada um. Mas, o recomendado é que a frequência de lavagem não seja menos que três vezes por semana, para evitar acúmulo excessivo de sujeira, células mortas e oleosidade no couro cabeludo, provocando desequilíbrio e alterações que podem fragilizar os fios”.

Publicidade

4- Cuidado com o excesso de calor do secador

A cientista destaca que o excesso de calor pode desnaturar a queratina, que é a principal proteína do cabelo. Vale lembrar que ela é de grande importância para saúde capilar, pois é a responsável pelas propriedades mecânicas dos fios, como elasticidade e resistência. Nesse caso, a melhor forma de se cuidar é mantendo o fluxo do secador no mínimo a 15 centímetros de distância da mecha que está sendo modelada.

5- Estimule a circulação sanguínea no couro cabeludo, através de massagens

Publicidade

“No inverno, a microcirculação fica prejudicada, por causa das baixas temperaturas, fazendo com que o sangue chegue com maior dificuldade as partes periféricas como pele e couro cabeludo. Isso significa que estes locais podem receber um menor aporte de sangue e nutrientes, o que pode favorecer a queda capilar e o afinamento dos fios”, explica a cientista, que também ensina como estimular a microcirculação através de massagens leves no couro cabeludo: “Podemos estimular a chegada de sangue no couro cabeludo, fazendo massagens leves com a ponta dos dedos (nunca utilize as unhas). A massagem deve ser feita em movimentos circulares e contínuo, todos os dias. Isso favorece a melhora do fluxo de nutrientes e oxigênio, estimulando positivamente nossos folículos pilosos”.


Sobre Jackeline Alecrim

Jackeline é graduada em Farmácia e possui especialização em Cosmetologia Avançada, Fitoativos e Farmacologia Clínica. Atua no ramo de pesquisa, desenvolvimento e posicionamento mercadológico de cosméticos e dermocosméticos científicos inovadores, consultoria científica e empreendedorismo estratégico. Além de ampla experiência no ramo de educação superior como docente de disciplinas como Cosmetologia, Farmacologia Clínica, Química Farmacêutica e Empreendedorismo em saúde, área na qual atuou por 9 anos.

Publicidade