beleza   / Beleza natural

Mais cuidados com a pele e menos maquiagem: Oscar 2021 confirma tendência natural

Para uma cútis bonita e saudável, é necessário seguir uma rotina de skincare, que vai manter a pele limpa, hidratada e radiante

VIVA SAÚDE Publicado terça 27 abril, 2021

Para uma cútis bonita e saudável, é necessário seguir uma rotina de skincare, que vai manter a pele limpa, hidratada e radiante
Mais cuidados com a pele e menos maquiagem: Oscar 2021 confirma tendência natural - Freepik

O Oscar confirmou a tendência: a beleza natural veio para ficar e pode trazer muitos benefícios para a autoestima!

Acredite, dá até para dispensar o uso da maquiagem. “Uma pele naturalmente bonita deve ser saudável e ter uma rotina de cuidados adequados a cada tipo, idade e época do ano”, explicou a Dra. Roberta Padovan.

“Independentemente da genética, que influencia em aspectos da pele, bons hábitos de vida são pilares que promovem a beleza, saúde e longevidade. A alimentação equilibrada, sono de boa qualidade, exercícios regulares, baixa ingestão de bebida alcoólica e evitar o tabagismo são fundamentais para a manutenção da beleza da pele, além do uso de fotoprotetores adequados e produtos orientados pelos médicos”, explicou o geneticista Dr. Marcelo Sady.

+++ VEJA TAMBÉM: 'Skincare natural': Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer

Skincare
E, para ter essa pele bonita e saudável, é necessário seguir uma rotina de skincare, que vai manter a pele limpa, hidratada e saudável. O primeiro passo nesse cuidado diário para abandonar a maquiagem é a limpeza. O rosto, pescoço e área do colo devem ser lavados de manhã e à noite para controle da oleosidade, retirada da sujidade e das nanopartículas de poluentes que ficam aderidas à superfície da pele. Mas, é importante optar por produtos que realizem uma higiene profunda da pele sem provocar ressecamento.

Após lavar, o uso de um esfoliante, duas vezes na semana, é bem-vindo. O produto consegue retirar pequenas imperfeições da primeira camada da pele e renovar as células. Mas é importante que o grânulo do produto seja adequado para não causar irritação na pele.

E, depois de lavar e tonificar pela manhã, é o momento de usar um sérum com efeito lifting, hidratante, que promova ação antioxidante e de proteção à barreira cutânea. 

De noite
Outra dica é com relação ao tratamento noturno. Principalmente durante as épocas mais frias do ano, à noite é o momento de seguir a prescrição do dermatologista e utilizar compostos à base de vitamina A ácida, lanablue, progenitrix, overnight repair e alfa-hidroxiácidos.

Mas, nem tudo depende dos cremes. Os nutracêuticos são fórmulas extremamente benéficas e que potencializam e muito a ação do tratamento tópico, explicou a nutricionista Luisa Simas.

“Eles atuam no combate aos radicais livres, ajudam a hidratar e recuperar a membrana de água e gordura sobre a pele e estimulam a elasticidade das fibras de colágeno e elastina. Estes nutracêuticos devem ser prescritos pelo especialista para cada caso clínico em questão e podem conter ativos como o Exsynutriment, Glycoxil, Vitamina C, In.Cell, FC Oral, Bio-Arct, que podem ser indicadas para melhorar o viço e a nutrição da pele, pois as duas substâncias são fundamentais para essa ação”, disse a nutricionista.

E, os tratamentos em clínicas dermatológicas podem ajudar, com lasers e radiofrequências indicadas para resultados mais rápidos. Por isso é importante consultar um dermatologista para analisar cada caso.

Último acesso: 23 Sep 2021 - 10:57:33 (2176).