beleza   / Cuidados com a pele

Glass skin: dermatologista dá dicas para um glow na pele durante o inverno

Aprenda a cuidar da sua pele no inverno com as dicas da dermatologista Marina Pipa

Viva Saúde Publicado terça 13 julho, 2021

Aprenda a cuidar da sua pele no inverno com as dicas da dermatologista Marina Pipa
Veja as dicas para ter uma pele impecável no inverno - Unsplash/ Park Street

Você provavelmente já ouviu falar da rotina de beleza das coreanas, com milhares de passos e cuidados para conquistar uma pele perfeita. A verdade é que a K-Beauty é uma dessas tendências que ressignificou a relação das mulheres com o skincare. A partir dela, surgiram outros conceitos, como o Glass Skin, que se refere a uma pele lisa, sem manchas e iluminada. 

Para a dermatologista Marina Pipa, da clínica Vanité, em São Paulo, apesar das orientais prezarem pela aplicação de muitos produtos no rosto, sempre devemos levar em consideração se o paciente vai ter tempo e disposição para se dedicar a muitos passos.

A rotina de cuidados com a pele deve ser agradável para que tenhamos uma boa adesão. Como um dos principais atributos do conceito de Glass Skin é a pele iluminada, para obtermos esse efeito, devemos acrescentar em nossos cuidados diários os hidratantes”, afirma a médica que é especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

+++ Veja como preparar máscara facial de limão e aveia, rica em vitamina C e antioxidantes, ideal para peles acneicas

Para quem está em dúvida de como incluir o Glass Skin na rotina de inverno, Marina Pipa dá dicas a seguir. Confira:

Como adaptar a Glass Skin para uma pele oleosa?

Geralmente, quem tem pele oleosa não gosta de texturas pegajosas e que aumentem o aspecto de brilho na cútis. Nesses casos, optamos por hidratantes com texturas mais leves e de rápida absorção. E existem hoje diversas opções.

E para uma pele seca? 

Os dois principais conceitos de hidratação da pele são os de oclusão e umectação. Hidratantes considerados oclusivos (petrolatum, manteigas vegetais, óleo vegetal, óleo mineral) formam um filme para evitar a perda de água para o meio.  Os umectantes são aqueles que atraem água para a pele, como a glicerina, o ácido hialurônico, a uréia, o sorbitol. Muitos hidratantes contêm combinações de ativos umectantes e oclusivos e podem ser boas opções para as cútis secas.

Quais produtos são essenciais para uma pele bonita e hidratada?

Os produtos essenciais são aqueles que cumprem os papéis de limpeza, hidratação e proteção.

Para quem usa maquiagem e protetores solares com cor, muitas vezes apenas o sabonete não será suficiente para deixá-la limpa. Faça o teste do algodão: após lavar o rosto, passe sobre a pele um algodão umedecido e observe se ele ainda contém resquícios de maquiagem. Nesse caso, ao invés de apenas uma etapa de limpeza, teremos duas (double cleasing), aplicando demaquilante, solução micelar ou cleasing oil antes da lavagem com sabonete.

Após a limpeza, lance mão de um hidratante. Por fim é hora de proteger: pela manhã, como última etapa da rotina, é importante aplicar o protetor solar. Como o conceito de Glass Skin engloba uma pele de tom uniforme e o sol é um grande vilão quando falamos em manchas. O uso do protetor solar é indispensável, mesmo nos dias frios e nublados.

+++ Maskin: entenda como as máscaras de proteção afetam a pele e influenciam o mundo da beleza

É possível diminuir a quantidade de produtos e ainda sim ter uma cútis com viço?

A K-Beauty tradicionalmente tem cerca de 10 etapas. Mas não é necessário incluir diversos produtos diferentes para conquistar uma pele bonita. Quando falamos de cuidados diários, o mais importante é a rotina, ou seja, repetir os passos todos os dias para se obter resultados. Para quem não pode (ou não gosta) de gastar muitos minutos com isso, o ideal é investir no básico: limpeza, hidratação e proteção.

O que não pode faltar na nécessaire de inverno?

Os produtos essenciais devem estar sempre na nécessaire. Entre eles estão os ativos para limpeza, como o sabonete e, se necessário, algum produto adicional com função demaquilante; hidratante e protetor solar. No inverno, podemos optar por sabonetes que não deixem aquela sensação de ressecamento.

Todos os tipos de pele devem usar hidratantes?

Os hidratantes trazem benefícios para todos os tipos de pele, mesmo aquelas com acne, que costumam ter alterações da barreira cutânea. Essas podem causar desequilíbrio na quantidade de água da pele e, nesses casos, os hidratantes são fundamentais. 

Último acesso: 29 Jan 2022 - 11:07:58 (2853).