Publicidade

Está de dieta, mas ama doce? Saiba como driblar a vontade do açúcar!

Para quem ama uma refeição doce, saiba qual o melhor horário e como adaptá-la na rotina

Driblar a vontade de comer doce – Pixabay

Sabe quando bate aquela vontade de comer doce? Pode ser depois do almoço, durante a tarde, por estar triste ou feliz. Mas, muitas vezes, não podemos comer, por problemas de saúde ou restrição do alimento por determinado período.

Publicidade

“Os doces não são proibidos, mas devemos refletir e fazer boas escolhas, possibilitando escolher um lanche mais saudável e que traga benefícios para a saúde”, explica a nutricionista Carolina Pimentel.

Segundo a nutricionista, é importante lembrar que a necessidade de consumir açúcar (carboidratos) também pode ser fisiológica, já que ele é a principal fonte de energia usada pelo corpo, principalmente pelo cérebro.

Veja as dicas listadas pela especialista para evitar a vontade de comer doce:

Coma doce na hora certa

Publicidade

A primeira dica é evitar consumir o doce enquanto está em jejum. “O melhor momento para comer um doce é sempre depois da refeição. E por estar saciada, provavelmente, você vai comer em menor quantidade”, fala Carol.

Faça boas escolhas

Troque os doces industrializados por frutas ou alguma sobremesa com a mesma base, por exemplo: um doce de banana, compotas ou frutas em caldas. Outra opção são os doces com castanhas, já que as gorduras boas diminuem a velocidade de absorção do açúcar, e as barras de proteínas. Mas se você é daqueles que não abre mão do chocolate, prefira os 70% cacau.

Publicidade

Coma pequenas porções

Consumir doce em pequenas quantidades vai ajudar você a matar sua vontade sem exageros. Que tal dividi-lo com um amigo? Além disso, isso afasta a fissura e as chances de uma compulsão.

Aposte em alimentos com triptofano

Publicidade

Alimentos ricos nessa substância ajudam no bem-estar e na melhora do humor, uma vez que agem na produção de serotonina. “Dessa maneira, eles também ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade e a controlar a vontade de comer doce”, coloca a nutricionista. Aposte em abacate, banana, queijo, amendoim, castanha-do-pará e ovo.

 

*Por Isis Fonseca | Adaptação Isabelly Cristaldo.

Publicidade