Dossiê do bronzeado saudável: como manter o bronze por muito tempo? O que fazer quando exagerar no sol? Dermatologista responde!
Em entrevista exclusiva, Dr. Amilton Macedo dá dicas importantes para quem ama um ‘solzinho’

Em entrevista exclusiva, Dr. Amilton Macedo dá dicas importantes para quem ama um ‘solzinho’
Conquistar uma pele bronzeada é o objetivo de muitas pessoas com a chegada do verão, não é mesmo?
No entanto, a estação mais quente do ano apresenta alguns riscos ao corpo, como queimaduras, insolação, envelhecimento precoce, manchas e até mesmo o desenvolvimento do câncer de pele.
Por isso, todo cuidado é necessário para manter a cútis segura, principalmente nessa época. Mas, será que existe uma maneira saudável de deixar a pele corada?
A resposta é sim! Segundo o dermatologista Dr. Amilton Macedo, a exposição ao sol deve ser feita sempre com protetor solar antes das 10 horas e depois das 16 horas. Nesse período, há menor radiação UVB que provoca queimaduras. “O bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar e, quando ele acontece aos poucos e com o uso de proteção, é melhor para saúde de sua pele”, explicou o especialista.
Por isso, veja alguns cuidados específicos que você deve tomar para adquirir uma cor saudável, bonita e bronzeada:
LIMPEZA DA PELE
Antes da exposição solar evite usar hidratantes ou cremes. É interessante esfoliar muito bem a pele para uniformizá-la. A esfoliação removerá os resíduos de óleos e hidratantes que podem formar uma barreira na pele e, isso fará com que o bronzeado dure mais. Faça a esfoliação um dia antes.
⠀
PROTEÇÃO DA PELE
Aplique e reaplique o filtro solar a cada duas horas, o fator 30 é ideal para quem deseja um bronzeado saudável. Algumas áreas contam com maior risco de queimadura, portanto, precisam de uma dose extra de proteção. São elas: a ponta do nariz, o lóbulo da orelha, o dorso e o peito do pé.
ALIMENTAÇÃO
Alguns alimentos ricos em betacaroteno, um componente que contribui para a produção de melanina, pigmento da pele responsável pela proteção e promoção do bronzeado, podem ajudar a conquistar uma pele bronzeada. Aposte nos legumes, frutas e verduras de coloração amarela, alaranjada e verde escuro.⠀
PARA MANTER O BRONZEADO
Após tomar sol aplique um hidratante apropriado para seu tipo de pele, ele ajuda a repor a água do corpo e evitar o ressecamento da pele.
Mas a vida não é feita só de bons momentos e de responsabilidade, não é? Nós compreendemos isso!
Apesar de ser muito prejudicial à pele, é fácil perder o controle do tempo e passar o dia todo embaixo do sol, na praia, na piscina ou em uma festa com os amigos. Por isso, também pedimos dicas para o Dr. Amilton Macedo sobre como podemos lidar com a exposição demasiada.
EXAGEREI NO SOL, E AGORA?
A queimadura solar é a reação inflamatória aguda da pele em resposta à radiação, que varia de acordo com a intensidade, o tempo de exposição e o tipo de pele. Isso não é saudável para a derme e caso aconteça, é preciso tomar algumas medidas para ajudar as queimaduras a cicatrizarem mais rapidamente, reduzindo a dor e aumentando o conforto.
Veja:
1- Faça compressas naturais com camomila, que possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam a diminuir o desconforto causado pela queimadura. Faça um chá da planta, deixe na geladeira e depois molhe uma gaze ou um pano limpo na infusão. Por fim, aplique as gazes sobre a pele queimada pelo sol, deixando-a atuar de 7 a 10 minutos, várias vezes ao dia.
2- Tome banho com sabonete suave ao sair da praia ou piscina e mantenha a temperatura da água fria. Na hora de se enxugar, faça com delicadeza e com uma toalha macia.
3- Hidrate a pele logo após o banho e várias vezes ao dia, aplicando um bom creme hidratante à base de pantenol, óleos de uva ou macadâmia, vitamina e aloe vera.
Agora, sim, pode preparar a mala do verão, porque ele tá quase chegando e você já saberá como se proteger adequadamente!