Ícone do site

Carnaval pode ser um vilão para os cabelos; entenda essa relação e os cuidados

Published 14/02/2023
Carnaval pode ser um vilão para os cabelos; entenda essa relação e os cuidados

Carnaval pode ser um vilão para os cabelos; entenda essa relação e os cuidados - Foto: Freepik

Mais um Carnaval se aproxima e planejar as maquiagens e fantasias são preocupações para quem vai aproveitar os dias de folia. Mas, é importante lembrar que os cabelos podem sofrer com o calor, suor e o excesso de produtos e penteados e, por isso, merecem atenção nessa época.

Muitas pessoas vão curtir a folia na rua ou praia, e a exposição solar se torna inevitável. O médico tricologista João Gabriel Nunes, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) e fundador do Centro Médico Capilar, alerta para os problemas que isso pode causar.

“As consequências de curtir essa época sem os cuidados necessários, vão desde o ressecamento dos fios até o suor excessivo, capaz de provocar doenças no couro cabeludo, como a seborreia”, afirma.

Carnaval x cabelos: como melhorar a relação?

Para evitar o ressecamento dos fios e o surgimento de doenças no couro cabeludo, o tricologista aconselha as pessoas a optarem por penteados com os cabelos presos e reforçar a proteção solar e térmica, além do uso de chapéus e adereços, capazes de garantir uma proteção extra.

Entretanto, ainda segundo o Dr. João Gabriel, “os penteados com os cabelos presos e apliques utilizam diversos fixadores e finalizadores que podem ressecar os fios e rompê-los devido à tração, causando até mesmo uma queda capilar”. Por isso, é recomendado usar prendedores revestidos de tecido para evitar a quebra e perda dos fios.

Cronograma capilar

As festividades de Carnaval podem atrapalhar o cronograma capilar, mas Nunes destaca que esse é o momento ideal para aumentar a frequência de lavagem dos fios. “Com o clima quente, é fundamental lavar os cabelos diariamente, mesmo se for uma lavagem rápida e sem tempo para massagear ou deixar a máscara capilar agir”, afirma.

Outra dica do tricologista é investir no uso de leave-in e produtos de hidratação e reconstrução capilar nos cabelos ainda úmidos. “O leave-in é fundamental nos dias quentes por conta da proteção UV, além de diminuir o frizz e aumentar o brilho”, finaliza.

Sair da versão mobile