Publicidade

Sede e boca seca após escovar os dentes? A causa pode ser seu creme dental; entenda

Substâncias comumente presentes em creme dental podem causar ressecamento da mucosa oral, além de, a longo prazo, formação de aftas e doenças bucais

Sede e boca seca após escovar os dentes? A causa pode ser seu creme dental; entenda
Sede e boca seca após escovar os dentes? A causa pode ser seu creme dental; entenda – Foto de Anna Shvets no Pexels

Pelo menos duas vezes ao dia, uma situação se repete na vida da maioria das pessoas: você acaba de escovar os dentes e corre para tomar água, pois, de repente, começa a sentir grande sede e sensação de boca seca. Pode parecer estranho, mas é mais comum do que parece e o culpado pode ser um produto inofensivo escondido na sua prateleira do banheiro: o creme dental.

Publicidade

“Grande parte dos cremes dentais disponíveis atualmente no mercado contam com Lauril Sulfato de Sódio (LSS) em sua composição, um tipo de detergente que é incorporado na fórmula desses produtos para facilitar a limpeza, formar espuma e conferir sensação de frescor. No entanto, a substância causa o ressecamento da mucosa oral e afeta as papilas gustativas, prejudicando temporariamente a nossa capacidade de sentir certos gostos e causando sensação de boca seca e sede”, explica o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP.

Sede e boca seca após escovar os dentes pode estar relacionados com o creme dental

“Além disso, o desgaste (abrasão) do esmalte dental pode ocorrer devido aos produtos abrasivos que também são comumente utilizados nos cremes dentais para contribuir com a remoção da placa bacteriana, ação que deveria ser realizada pelas escovas dentais ultramacias e com grande quantidade de cerdas”.

É claro que a sensação de sede e boca seca é rápida e basta ingerir bastante água para que passe. Mas não é tão simples assim, pois, a longo prazo, o uso de produtos com essas substâncias pode prejudicar a saúde oral.

“O Lauril Sulfato de Sódio tem potencial irritativo das mucosas orais e está relacionado à formação de aftas. O ressecamento causado pela substância ainda pode levar à descamação da mucosa com consequente aumento na formação da saburra lingual, responsável pelo mau hálito”, diz o especialista.

Publicidade

Então, para evitar essas consequências, é importante optar pela utilização de cremes dentais livres de LSS e com baixa abrasividade.