beleza   / Cútis jovem

7 truques para acelerar o rejuvenescimento da sua pele

Se você sente que precisa fazer coisas mirabolantes para alterar a realidade (e a qualidade) da sua pele, saiba que você pode usar de alguns artifícios para conquistar uma aparência mais jovem e saudável

VIVA SAÚDE Publicado quarta 28 abril, 2021

Se você sente que precisa fazer coisas mirabolantes para alterar a realidade (e a qualidade) da sua pele, saiba que você pode usar de alguns artifícios para conquistar uma aparência mais jovem e saudável
7 truques para acelerar o rejuvenescimento da sua pele - Freepik

Até nossa aparência sofre com a fadiga de enfrentar a rotina, sabia?

Mas, existem truques no dia a dia que podemos fazer para acelerar o rejuvenescimento da nossa pele, afastando as rugas de cansaço e outros sinais de envelhecimento. 

Por isso, consultamos diversos especialistas para deixar claro quais são eles:

+++ VEJA TAMBÉM: 'Skincare natural': Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer

Visite um médico  

Você pode ter ajuda na mudança da situação atual da sua pele, por isso consulte um médico. A prescrição médica é o grande trunfo para a personalização de um tratamento.

“Dependendo da alteração estética do paciente e de diversas nuances, incluindo contexto alimentar e de hábitos de vida, podem ocorrer mudanças nos parâmetros de prescrição, orientação e de indicação de tratamentos. Há um constante avanço de técnicas invasivas e não-invasivas também para conferir resultado mais natural, ajudando tanto no rejuvenescimento quanto na melhora geral da aparência. Além disso, ao consultar um especialista no assunto, você pode descobrir que uma nova técnica pode diminuir até o inchaço e o período de recuperação, como é o caso da rinoplastia preservadora, para citar um exemplo”, explicou Dr. Mário Farinazzo.

Aumente seu escudo de defesa
Na pele, à medida que as pesquisas descobrem que as pessoas ainda não sabem usar protetor solar de maneira correta, os estudos com novas moléculas buscam justamente potencializar a proteção do filtro solar através de ativos antioxidantes e antipoluentes. 

“Esses novos ingredientes são adicionados ao hidratante, com importante impacto para potencializar a proteção contra os danos da radiação solar. São moléculas como Alistin, Exo-P, SuperOx-C, além das Vitaminas C, B3 (Niacinamida) e E”, explicou a farmacêutica Maria Eugenia Ayres. 

“A suplementação também ganha papel de destaque para atuar como reforço nessa luta contra os danos do sol. Ativos como Bio-Arct (antioxidante), FC Oral (anti-inflamatório) e Glycoxil (antioxidante e antiglicante) podem ser usados”, disse a nutricionista Luisa Wolpe Simas.

“Apesar desse reforço ser importante, é fundamental o uso do protetor solar diariamente”, completou a farmacêutica. 

Atinja o alvo 

Nessa batalha para o rejuvenescimento, você precisa ser certeiro. Formular um cosmético na farmácia de manipulação, por exemplo, é uma forma interessante de personalização, mas, antes disso, fazer um exame genético para saber o que realmente sua pele precisa – e em que dose – é o suprassumo do exclusivo – e certeiro.

“O seu creme não pode ser o mesmo da sua amiga. É por isso que na pele dela o resultado parece ser muito melhor que o seu. Isso não tem a ver com a ideia de que a ‘grama do vizinho é sempre mais verde’: existe, na verdade, uma explicação em seu material genético”, afirmou o geneticista Marcelo Sady.

No mundo, essa tendência vem sendo chamada de hiperpersonalização dos cuidados com a pele. “Através da saliva, os exames analisam o DNA de sua pele e apontam especificidades como propensão à acne ou ao fotoenvelhecimento, nível de sensibilidade e reatividade e até mesmo a capacidade de cicatrização do tecido cutâneo. A vantagem é que eles ajudam o dermatologista a indicar o que é melhor para a pele de cada paciente levando em consideração seu gene, o que faz com que seja possível uma abordagem mais precisa para a rotina de cuidados com a pele de cada um, com produtos e tratamentos específicos para oferecer o que o tecido cutâneo mais necessita”, explicou a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.

Agilize sua rotina skincare
Esqueça de uma vez por todas aqueles – impossíveis – dez passos da rotina de beleza. A tendência agora é ser rápido, objetivo e eficiente, com o skin fasting, que ganhou força no período pós-quarentena e inclui três passos fundamentais: limpeza, hidratação e fotoproteção.

“Isso acontece porque muita gente começou o período de isolamento acreditando que o melhor a fazer era usar todos os produtos que tinha em casa, mas essa não é a melhor opção. A pele responde bem a um tratamento direcionado e não a um volume muito grande de produtos aleatórios aplicados sem orientação”, afirmou a Dra. Paola. 

Mas como é que se entra no regime skin fasting? Primeiro, você precisa lavar o rosto de manhã e à noite. “Lavar de manhã ajuda a retirar possíveis células mortas que se acumularam durante o sono e preparar a pele para a rotina da manhã: hidratante e protetor solar. À noite, a limpeza facial é essencial para retirar vestígios de maquiagem, protetor solar e resíduos de poluição”, disse a médica. 

Logo em seguida, chegamos à hidratação, etapa que pode concentrar também o tratamento anti-idade, quando alguns ativos com essa função são adicionados ao hidratante no mesmo produto. “Por fim, é hora de proteger a pele. Produtos que aliam ação anti-idade e fotoproteção são excelentes, mas você precisa observar no rótulo se, além do FPS, ele também conta com PPD, para evitar os riscos dos raios UVA”, disse a Dra.

Controle seus hábitos
Você precisa focar nos bons hábitos e eliminar os ruins da sua vida. Segundo a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, um bom hábito alimentar é fundamental para manter a pele saudável e ajudar a prevenir sinais de envelhecimento cutâneo precoce ou acelerado. 

“A pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários. Porém a principal proteína que dá estrutura à derme é o colágeno e, muitas vezes, a alimentação não fornece quantidade suficiente dos aminoácidos para a síntese de fibras colágenas e uma suplementação pode ser indicada”, afirmou a médica.

Isso também vale para o pós-procedimento. “É importante consumirmos legumes, frutas e verduras, que são as maiores fontes de vitaminas e nutrientes, além de serem alimentos altamente anti-inflamatórios e antioxidantes. A alimentação também está relacionada com a beleza da pele, das unhas, e dos cabelos, portanto a ingestão das vitaminas A, C e E são fundamentais, pois são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele”, completou a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance.

Do mesmo modo, elimine o cigarro e o álcool da sua vida: eles vão envelhecer sua pele. No caso do açúcar em excesso, que também faz mal, você deverá usar produtos antiglicantes para minimizar e reverter esse impacto.

Não tenha medo dos procedimentos estéticos
Há muitas mudanças importantes na vida que podem fazer com que alguém deseje uma cirurgia plástica ou um procedimento menos invasivo. “Em alguns casos, os procedimentos estéticos podem adicionar uma nova dimensão a um grande acontecimento da vida. Mas é sempre fundamental buscar ajuda de um médico para a indicação precisa do tratamento que deve ser feito”, disse o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez

“A decisão por um procedimento cirúrgico ou não é importante e por isso suas prioridades devem estar bem claras. É preciso ter expectativas realistas sobre o resultado da cirurgia ou tratamento e também ser honesto consigo mesmo sobre o que deseja. O cirurgião está lá para ouvir, oferecer conselhos e opções para ajudá-lo a alcançar o resultado desejado”, completou.

Último acesso: 16 May 2021 - 21:41:12 (2191).