Copa do Mundo: por que tantos jogadores estão se lesionando neste início de competição?
Fisioterapeuta esclarece sobre o que está contribuindo para tantas lesões no começo da Copa do Mundo do Catar
Fisioterapeuta esclarece sobre o que está contribuindo para tantas lesões no começo da Copa do Mundo do Catar
Com quatro dias de jogos, a Copa do Mundo do Qatar pode estar sendo marcada por mais lesões do que o habitual. Não somente neste início de competição, mas até mesmo o período que antecedeu o início da disputa.
Podemos citar como exemplo disso a seleção francesa, que sofreu com desfalques ainda na pré-copa e perdeu até o melhor jogador do mundo, atacante Karim Benzema. O time ainda perdeu na estreia – e pro restante do torneio – o jogador Lucas Hernandéz.
Outra seleção que perdeu o seu craque foi Senegal, que não contará com Sadio Mané no Qatar. Mas o que será que está contribuindo para tantas lesões? O fisioterapeuta Luís Fernando, conhecido como “Pato Fisio”, respondeu.
Inicialmente, Pato falou sobre um ponto que toca diretamente no rendimento do atleta.
“Essa está sendo a primeira competição de atletas onde a maioria possui staffs de acompanhamento e portanto o nível de exigência por si só já é um pouco mais elevado, além do fato de que a grande maioria está apenas na metade da temporada e fazendo com que a competitividade seja ainda maior”, mencionou.
Mas para além disso, segundo o especialista, a questão psicológica, no sentido do estresse mental, vem sendo o grande vilão para que essas lesões estejam acontecendo. “Basta fazer um levantamento dos últimos anos para saber que nos períodos de pré-Copa do Mundo, o número de lesões naturalmente já é elevado. Porém a deste ano está um pouco mais acima e com craques sendo prejudicados”, pontuou.