Câncer, diabetes, doenças cardíacas: doenças crônicas não transmissíveis matam 74% no mundo

Consequências, principalmente, de um estilo de vida não saudável, doenças são principais causas de morte hoje em dia

Consequências, principalmente, de um estilo de vida não saudável, doenças crônicas não transmissíveis são principal causa de morte
Doenças são consequência de estilo de vida não saudável – Freepik

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou nesta quarta-feira, 21 de setembro, que doenças crônicas não transmissíveis são as que mais matam no mundo. De acordo com o relatório, elas são responsáveis por 74% das mortes ao redor do globo.

Publicidade

Dentre essas estão, os cânceres, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias. Essas que, muitas vezes, podem ser evitadas, já que são reflexos de uma vida não saudável – em destaque, o tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e poluição do ar.

Doenças crônicas não transmissíveis matam alguém com menos de 70 anos a cada dois segundos

Os números do estudo, então, são surpreendentes. 41 milhões de pessoas, a cada ano, morrem por essas doenças, sendo que, além disso, 17 milhões têm menos de 70 anos.

“A cada dois segundos alguém com menos de 70 anos morre de uma doença crônica não transmissível”, revelou a  chefe da divisão da OMS dessas doenças, Bente Mikkelsen. “No entanto, uma quantidade mínima de financiamento local e internacional destina-se às DCNTs. Isso é realmente uma tragédia”.

Segundo os dados, o número maior dessas mortes ocorrem em países de média ou baixa renda, sendo responsável por cerca de 86% desses casos de falecimentos prematuros. Bente, portanto, destaca que isso é mais que um problema de saúde, mas também de equidade e acesso a tratamentos necessários.

Publicidade

Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!