Países registram casos de monkeypox em crianças

A OMS chegou a declarar que estava monitorando casos de monkeypox em menores de 18 anos; CDC, dos Estados Unidos, destacou risco em crianças

Países registram casos de monkeypox em crianças
Países registram casos de monkeypox em crianças – Pexels/Edward Jenner

A monkeypox vem causando um grande alerta entre as autoridades de saúde no mundo e, na sexta-feira, 22, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, anunciaram o diagnóstico da doença em duas crianças. No mesmo dia, um relato divulgado na revista científica Eurosurveillance anunciou que uma criança menor de dez anos, na Holanda, também foi infectada pela doença.

Publicidade

Autoridades norte-americanas ainda investigam como as crianças foram foram contaminadas nos EUA, mas há uma hipótese de que a contaminação tenha ocorrido em meio à transmissão local. Para a CDC, o grupo infantil apresenta um risco ainda maior com a doença, mas afirmaram que os dois pacientes estão em tratamento e com um quadro estável de saúde.

Médicos do Hospital de Crianças Emma, em Amsterdã, apontaram que a criança na Holanda com monkeypox também foi atendida com um quadro estável e sem febres, com erupções em diversas partes do corpo, menos na região oral ou genital.

OMS MONITORA CASOS DE MONKEYPOX EM MENORES DE 18 ANOS

Na sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a anunciar que estava monitorando três casos de monkeypox no grupo menor de 18 anos. No relato do caso na Holanda, foi destacado no artigo o desejo de “conscientizar os médicos de que o monkeypox pode se desenvolver em crianças e estar presente na população em geral”. “Aconselhamos testes diagnósticos imediatos em caso de sintomas clínicos potencialmente relacionados ao monkeypox para evitar uma possível transmissão não detectada na comunidade. Defendemos a vacinação para contatos de alto risco para prevenir doenças potenciais e transmissão sucessiva”.

Publicidade