Ovo de galinha pode ajudar no tratamento da covid-19, apontam cientistas
Anticorpos do sangue humano são semelhantes aos encontrados no ovo de galinha hiperimunizadas; pesquisadores estudam utilizá-los para tratamento da covid-19
Anticorpos do sangue humano são semelhantes aos encontrados no ovo de galinha hiperimunizadas; pesquisadores estudam utilizá-los para tratamento da covid-19
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, descobriram que o ovo de galinha pode ser o novo aliado no tratamento da covid-19. No estudo publicado na revista Viruses, na última quarta-feira, 13 de julho, eles descobriram que anticorpos encontrados nos ovos podem ajudar no tratamento e/ou prevenção do vírus.
A descoberta garantiu que o anticorpo IgY, semelhante ao IgG dos seres humanos, não causa alergia e reações imunes quando injetados no corpo, além de estarem em alta quantidade, devido à grande produção de ovos.
Durante o experimento, os pesquisadores imunizaram as galinhas com duas doses de três vacinas da covid-19 diferentes. Assim, mediram os anticorpos no sangue e gema de ovos dessas galinhas.
Perceberam, portanto, que tanto os ovos quanto o soro do sangue apresentam taxas de anticorpos que combatem o Sars-CoV-2. No entanto, os níveis do soro são mais eficazes.
Por fim, eles estudam desenvolver, a partir desta descoberta, uma tecnologia aliada – como um spray, por exemplo – para o tratamento da covid-19.
“A beleza do sistema é que além do baixo custo de produção, é possível produzir muitos anticorpos em aves, pois apenas uma galinha põe cerca de 300 ovos por ano”, disse Rodrigo Gallardo, professor de medicina avícola, um dos responsáveis pela pesquisa.