Publicidade

Ministério da Saúde planeja ampliar quarta dose contra covid em maiores de 18 anos

A pasta pretende ampliar a quarta dose para maiores de 18 anos, mas ainda não esclareceu se a aplicação será pelo SUS ou pela rede particular

Brasil pretende ampliar quarta dose para pessoas acima de 18 anos
Brasil pretende ampliar quarta dose para pessoas acima de 18 anos – Pexels/Maksim Goncharenok

A quarta dose da vacina contra covid-19 já está sendo aplicada em diversas regiões do país em pessoas com mais de 40 anos. Como a proteção do imunizante vai diminuindo com o passar do tempo, essa estratégia garante que a população continue com uma boa resposta imune contra o vírus que ainda caracteriza uma pandemia no mundo.

Publicidade

Após quatro meses da terceira dose, uma pessoa já está apta para receber a quarta. Com isso, o Ministério da Saúde está com um planejamento em curso: ampliar a segunda dose de reforço para todos acima de 18 anos. À Folha de S. Paulo, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse que 2022 deve seguir a mesma tendência de vacinação de 2021, ou seja, duas doses.

QUARTA DOSE PARA MAIORES DE 18 ANOS SERÁ LIBERADA PELO SUS?

Com o decreto do fim do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) pela covid-19, o que não se sabe é se as doses dessa ampliação serão ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por clínicas particulares.

Ainda, vale lembrar que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou para a desaceleração da curva da terceira dose no país, em que o índice reduz na faixa de adultos e jovens. No boletim do Observatório Covid-19, pouco mais de 60% do grupo de 55 a 59 anos tinha recebido a terceira dose, com uma queda para pouco mais de 25% entre a faixa de 18 a 19 anos.

Publicidade