Monica Benini revela queda de cabelo após o parto. Como os fios da mulher são afetados no puerpério?
Mãe de dois filhos com Junior Lima, Monica Benini relatou condição capilar durante puerpério
Mãe de dois filhos com Junior Lima, Monica Benini relatou condição capilar durante puerpério
Mãe de Otto, e agora da pequena Lara, Monica Benini fez um relato em story no seu Instagram, nesta segunda-feira, 17, sobre uma condição que vem sofrendo após o parto de sua segunda filha com o musicista Junior Lima: queda capilar.
“Foi a Lara fazer três meses e meu cabelo começou a cair muito. Parece que vou ficar careca”, disse a modelo. Essa queixa de Benini não é algo raro para as mulheres que deram à luz recentemente. Na verdade, ela é muito comum.
Conforme explica a especialista em queda capilar, alopecias e danos no fio, Jackeline Alecrim, o organismo da mulher passa por uma fase de virada hormonal no puerpério. “Até que os hormônios cheguem em uma concentração ideal, o organismo sofre um baque fisiológico e vários processos são alterados, inclusive o que envolve o ciclo do crescimento e da queda capilar”.
Outro ponto destacado pela especialista são as mudanças que ocorrem até mesmo durante a gestação para formação e desenvolvimento do feto. “A grande demanda energética que o organismo teve nesse período, no consumo muito maior de ferro e outros nutrientes, também estão diretamente ligados ao ciclo capilar”. Por conta disso, o processo de reposição de fios fica em segundo plano nesse período.
+++ Gestação gemelar: entenda como é a gravidez de risco de Ilana, de Um Lugar Ao Sol
E é justamente nesse período de três meses após o parto que a condição da queda pode ficar mais intensa, com os fios caindo até mesmo em tufos. Mas, esse não é um quadro para se assustar, como afirma a especialista, pois “não se trata de um adoecimento do couro cabeludo, e sim uma condição transitória que tem prazo para acabar”.
+++ Fernanda Paes Leme é internada, após dores intensas
Enquanto a modelo Monica Benini está passando por essa condição capilar, ela também está na fase de amamentação. Por isso, Jackeline Alecrim diz que os tratamentos para a queda dos cabelos devem ser realizados com cautela. “Existem produtos de uso tópico, ou seja, que são massageados no couro cabeludo, tem essa absorção local e que não possuí na formulação substâncias que causam prejuízo para o bebê“.
Questões nutricionais e reposição de vitaminas é algo que a especialista também ressalta como um cuidado que a mulher precisa se atentar nessa fase, com a orientação de uma ginecologista ou nutricionista. “É muito importante que esse balanço nutricional também seja feito para que se consiga recuperar esse ritmo do ciclo do crescimento do cabelo”.