Receita fácil e rápida para almoço de Natal: salada de quinoa com peru
A quinua é uma perfeita substituta para o arroz e a farofa, com as sobras de peru compõe um prato leve e delicioso
A quinua é uma perfeita substituta para o arroz e a farofa, com as sobras de peru compõe um prato leve e delicioso
Nada de trabalho para o almoço de Natal, certo? A receita de salada de quinua com peru é rápida de preparar. Você usa o peito de peru da noite anterior e inclui a quinua, um grão que é fonte de proteínas e fibras e outros nutrientes importantes para a saúde, como as vitaminas do completo B, potássio e magnésio. “Uma ótima substituição para o arroz e farofa, perfeito para uma refeição leve e saudável”, comenta Raquel Penha e Silva, nutricionista da On – Centro de Evolução Corporal.
Vem ver a receita:
Salada de Quinua e Peru
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 a 10 porções
Ingredientes
Salada
100 gramas de quinua em grãos
2 xícaras de chá de peito de peru desfiado
1 tomate picado (ou uma xícara de tomatinhos cereja cortados ao meio)
1 xícara de folhas de rúcula picadas
½ xícara de azeitonas pretas picadas
Sal a gosto
Lascas de queijo parmesão a gosto
½ xícara de amêndoas em lascas
Molho para a salada
1 colher de chá de mostarda
½ limão espremido
Modo de preparo – Salada
Cozinhe a quinua com uma pitada de sal, de 5 a 10 minutos, ou até ficar al dente. Escorra e reserve. Em seguida, em uma tigela, misture o peito de peru, o tomate, as folhas de rúcula, azeitonas. Assim que a quinua esfriar, misture na salada. Finalize com as lascas de queijo parmesão e amêndoas. Sirva.
Modo de preparo – Molho para a salada
Em uma tigela menor, misture o limão com a mostarda.
Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, mas o açúcar e tantos outros produtos que não fazem bem ao corpo às vezes deixam essa missão mais complicada. A boa notícia é que, a partir de hoje, a coluna VIVA NUTRIÇÃO entra no ar para mudar essa realidade.
Todas as quintas-feiras, publicaremos receitas exclusivas e dicas incríveis de nutricionistas que farão a diferença no dia a dia.
Raquel Penha e Silva, nutricionista da ON, centro integrado de evolução corporal (CRN3 23966) Graduada em Nutrição (2008), pela Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), fez pós-graduação em Qualidade de Alimentos, pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (CBES-SP), com atualização em Nutrição Clínica, pelo Instituto Racine. Atua em consultório há oito anos, atendendo tenistas, corredores e jogadoras do vôlei feminino, como Camila Mesquita, que joga pela equipe do Minas Tênis Clube, além de atletas do time do Bradesco.
“Além dos esportistas, trabalho com homens, mulheres e crianças, praticantes de atividade física, que buscam mudanças no estilo de vida, melhora na composição corporal, e que querem fazer prevenção e tratamento doenças crônicas e metabólicas”, comenta.