Publicidade

Cabelos no verão! 6 coisas que você pode fazer pelo seus fios antes dessa estação começar

Durante o período mais quente do ano, vale substituir o leave-in tradicional por uma versão com fator de proteção contra os raios solares

Cabelos no verão! 6 coisas que você pode fazer pelo seus fios antes dessa estação começar – Freepik

O verão chega e, com ele, o sol, a praia, a piscina… E os danos ao cabelo!

Publicidade

É muito importante ter o cuidado redobrado com os fios durante e antes dessa estação, já que não só a luz do sol pode prejudicar a saúde das mechas, mas a água do mar e o cloro da piscina também podem provocar estragos.

E, um cabelo saudável, bonito e forte para entrar no verão com o pé direito está na lista de desejo de muita gente por aí: é que madeixas bem cuidadas evitam algumas preocupações comuns na hora de se jogar nas férias!

Além disso, a contagem regressiva para a estação mais quente do ano já começou e essas 6 dicas garantem um cabelo poderoso para curtir o verão sem medo. Confira:

+++ VEJA TAMBÉM: Skincare: quais produtos devem ser aplicados no rosto pela manhã? E pela noite? Confira a resposta para essas perguntas tão comuns! 

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Envelhecimento precoce: má alimentação e poluição podem acelerar o surgimento de sinais na pele

SEGUIR AS ETAPAS DO CRONOGRAMA CAPILAR
Hidratação, nutrição e reconstrução virou o lema das adeptas ao cronograma capilar, uma espécie de agenda de cuidados para manter os fios saudáveis.

Como os dias de praia e as altas temperaturas do verão tendem a deixar o cabelo mais frágil, vale tirar um tempo para analisar o estado das madeixas e seguir uma rotina com produtos específicos para suas necessidades.

Publicidade

A hidratação, por exemplo, é grande aliada para devolver a água que os fios perdem ao longo do tempo.

USAR LEAVE-IN COM PROTETOR SOLAR

Que o protetor solar é item obrigatório para levar na mala de viagem e proteger a pele do rosto e corpo da exposição ao sol você já deve saber, mas os fios não ficam de fora dessa.

Publicidade

Durante a estação mais quente do ano, vale substituir o leave-in tradicional por uma versão com fator de proteção contra os raios solares: além de facilitar a escovação das madeixas, o produto de beauté evita possíveis danos causados pelas horas debaixo do sol.

APARAR AS PONTAS RESSECADAS

As principais tendências de corte para a próxima estação já estão entre nós. Chanel, corte reto, uma versão mais curta do long bob e o moderninho corte pixie provam que os tamanhos curto e médio seguem em alta para os dias de calor.

Publicidade

Se ainda falta um incentivo para aparar os fios, aí vai: cortar as madeixas antes do verão elimina possíveis pontas duplas ou ressecadas, deixando o cabelo mais forte para aguentar a maior exposição ao sol que é característica dessa época do ano.

EVITAR LAVAR OS FIOS COM ÁGUA QUENTE

Na hora de lavar o cabelo, o ideal é dar preferência à água morna – é que quanto mais próximo da temperatura natural, melhor. Por mais que banhos quentes possam ser relaxantes, é indicado evitar qualquer fonte de calor excessivo durante o verão. Vale higienizar as madeixas com uma temperatura intermediária e, depois, finalizar com água fria para dar mais brilho aos fios.

DAR UM TEMPO NO SECADOR E NA CHAPINHA
Fontes térmicas como secador e chapinha podem ser aliados na hora de conseguir um efeito liso, porém o verão se mostra como a oportunidade perfeita para dar uma chance à curvatura dos fios e deixá-los secando ao natural.

Se esses equipamentos forem inevitáveis no dia a dia, proteção térmica é palavra de ordem para evitar danos às madeixas.

HIDRATAR AS MADEIXAS TODA SEMANA

Se a hidratação ainda não faz parte da sua rotina de cuidados capilares, a dica é intensificar o processo nos dias que antecedem o verão. Seja no salão ou em casa com receitas caseiras poderosas, a dica é manter uma regularidade no tratamento: a frequência de uma vez por semana é indicada para chegar à estação mais quente do ano com os cabelos saudáveis e bonitos.