Entenda como os hormônios influenciam no seu emagrecimento
Todo mundo sabe que os hormônios influenciam, de maneira considerável, no emagrecimento da pessoa, mas você sabe como eles atuam?
Todo mundo sabe que os hormônios influenciam, de maneira considerável, no emagrecimento da pessoa, mas você sabe como eles atuam?
Falamos muito em modos milagrosos para emagrecer. Todos os dias surgem novas dietas, algumas que prometem milagres e alguns métodos são até mesmo duvidosos.
No entanto, é preciso entender que para emagrecer, todo o sistema hormonal precisa estar funcionando corretamente. Só assim o emagrecimento acontecerá de maneira eficaz.
+++LEIA MAIS: Memória celular é aliada na retomada do condicionamento físico pré-pandemia
Por isso, vamos falar hoje sobre alguns hormônios que precisam estar ok para que contribuam para o seu emagrecimento, mas antes, vamos esclarecer: O que são Hormônios?
Os hormônios são substâncias químicas responsáveis por controlar várias funções do organismo. Essas substâncias são produzidas e lançadas no sangue pelo sistema endócrino ou por neurônios especializados, funcionando como um sinalizador celular.
Os principais hormônios do corpo humano são o GH (hormônio do crescimento), a tiroxina (T4), o ADH (antidiurético), a adrenalina, a insulina, o estrogênio, a progesterona, a prolactina, a testosterona, entre outros.
Existem alguns hormônios que são mais importantes nesse processo de emagrecimento. Acompanhe:
TIREOIDE
O primeiro deles e o mais falado é o da Tireóide.
Os hormônios da tireoide tem total influência sobre o metabolismo do corpo inteiro e eles fazem muita diferença.
“Tem muita gente que fala que engorda por causa “da tireóide”, mas não é bem assim. O hipotireoidismo é quando a tireoide produz os hormônios em uma quantidade diminuída. Com certeza isso diminui o metabolismo do corpo e quando isso acontece, a pessoa vai ter uma dificuldade em emagrecer, mas dizer que ganhou 10, 15, ou 20 quilos problemas na tireoide é falso. Pode até haver uma junção do hipotiroidismo mal controlado com a má alimentação, os gastos energéticos e a falta de atividade física. A tireóide tem sim a sua influência, mas o que a gente precisa, é de um adequado controle hormonal”– diz a Dra Bruna Marisa, médica, especialista em emagrecimento e pós graduada em medicina ortomolecular e endocrinologia.
TESTOSTERONA
A Testosterona é outro hormônio que faz parte de todo esse processo, ela é relacionada diretamente com ganho de massa magra e com a redução do percentual de gordura.
Sobre a testosterona, a Dra. Bruna Marisa faz um alerta:
“A maioria das mulheres usam anticoncepcional, que tem hormônios femininos, e o uso desses hormônios interferem totalmente na testosterona. É necessário o acompanhamento médico para dosar esses hormônios, interpreta-los, a ponto de ajudar no controle ideal desses hormônios para o auxílio desse processo de emagrecimento”
GH
O GH é o hormônio responsável pelo crescimento e estimula a reprodução celular em humanos e outros animais vertebrados.
“Este hormônio faz toda a diferença no processo de emagrecimento e por isso, é importante saber como está o seu sono, se você acorda descansado, se dorme pelo menos de 6 a 8 horas por noite, porque a produção do GH é a noite e acontece em picos, de acordo com o ritmo circadiano. A pessoa que dorme mal, ou que acorda várias vezes ou sente que está sempre cansado, pode estar passando por uma deficiência de produção deste hormônio e isso atrapalha o emagrecimento, pois o GH é um hormônio lipolítico e precisamos dele funcionando adequadamente para que tenhamos um melhor funcionamento desse metabolismo e da ação de quebra de gordura, que facilita no processo de emagrecimento” – explica a Especialista em emagrecimento, Dra. Bruna Marisa.
CORTISOL
O Cortisol é um hormônio que aumenta a glicose. É um corticosteroide da família dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula suprarrenal diretamente envolvido na resposta ao estresse. O cortisol é um dos hormônios contrarreguladores que aumenta a glicose. O estresse aumenta o cortisol e o cortisol aumenta a glicose.
Sabemos que o estresse é inimigo do emagrecimento. Mas como fazer para não se estressar com as situações do dia-a-dia?
Segundo a Dra Bruna Marisa, na verdade, não vamos deixar de nos estressar, mas precisamos aprender a não deixar que o estresse continue nos atingindo ao longo do dia. O segredo está em saber gerenciar esses conflitos, saber lidar com os problemas, não ficar pensando ou remoendo estes problemas. A diferença está em como você vai encarar e reagir aos acontecimentos naturais, para que isso não interfira negativamente na sua saúde.