Covid-19: Eficácia da vacina pode ser diminuída em pacientes com obesidade; Entenda melhor
O cenário é preocupante já que mais da metade da população brasileira está acima do peso
O cenário é preocupante já que mais da metade da população brasileira está acima do peso
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), principal entidade de saúde pública nos Estados Unidos, está preocupado com a eficácia da vacina contra o coronavírus em pessoas obesas. Isso, porque já se sabe que imunizantes contra a gripe, hepatite B e, influenza podem ser menos eficazes neste público do que na população em geral.
Já é comprovado que a obesidade compromete o funcionamento adequado do nosso organismo. Porém, mais recentemente, cientistas descobriram que esse distúrbio também pode comprometer a resposta imune do corpo. A inflamação leve crônica, presente na maior parte dos obesos, dificulta a ação dos glóbulos brancos – que são essenciais para combater as inflamações e criar uma resposta imune.
Com esse problema, as defesas do sistema imune são acionadas e permanecem ativas, o que dificulta que o corpo crie uma resposta.
O cenário brasileiro é preocupante. Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, mais da metade da população (55,7%) está acima do peso. E 19,8% sofrem com obesidade. Porém, o panorama nos Estados Unidos é ainda mais preocupante. Lá, a obesidade atinge cerca de 107 milhões de adultos (1/3 da população).
Porém, ainda precisam ser realizados mais estudos e análises sobre esse assunto.