Tchau, bruxismo! Saiba 5 formas de aliviar o problema mesmo durante a pandemia do coronavírus
Hábito de apertar ou ranger os dentes durante o dia pode causar dores na cabeça, na face e no pescoço; veja como evitar o problema

Hábito de apertar ou ranger os dentes durante o dia pode causar dores na cabeça, na face e no pescoço; veja como evitar o problema
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre de bruxismo, responsável por causar o ranger ou apertar dos dentes durante o sono, podendo ocorrer até mesmo em períodos diurnos.
Vários pesquisadores afirmam que a sua identificação e a reversão são absolutamente necessárias e até indispensáveis para o controle destas dores crônicas, que afetam mais de 30 milhões de brasileiros.
Além de possíveis fraturas dentárias, essa disfunção provoca dores na face, mandíbula e na cabeça. Existe uma forte ligação de fatores psicológicos e emocionais com a condição. Assim, situações de estresse, ansiedade e tensão são algumas das possíveis razões para o surgimento do bruxismo.
Com o coronavírus e o isolamento social, esses fatores emocionais se agravaram entre as pessoas, aumentando a probabilidade e a intensidade do bruxismo. Confira as dicas sugeridas para ajudar no tratamento do problema:
1 – Pratique técnicas de relaxamento
Algumas técnicas e exercícios auxiliam no relaxamento dos músculos e maxilares. Meditação, yoga, acupuntura e massagem são práticas que podem ajudar na redução da tensão e do estresse.
2- Pratique a auto observação
Tenha a pratica de se observar e relaxar a região da boca quando apertar os dentes, tensionar os músculos da face, roer as unhas, mascar chiclete ou mordiscar objetos com a boca, ficar arrancando pele do lábio ou mordiscando a bochecha.
3 – Diminua o tempo com as tecnologias
Dormir em ambiente escuro, sem barulho e sem a presença de equipamentos tecnológicos contribui para a melhora do nosso metabolismo e esvazia nossa mente dos problemas externos.
4 – Evite alguns alimentos
Alguns alimentos podem ser responsáveis por ativar o estado de alerta do sistema nervoso central, causando uma agitação e impedindo o relaxamento. Nesse sentido, bebidas e alimentos como refrigerantes, café e chocolate devem ser evitados.
5 – Esteja “em dia” com o sono
Dormir mal durante a noite aumenta o estresse, a ansiedade e a tensão, podendo aumentar ou intensificar o bruxismo.