Você deita na sua cama, se aconchega sob o edredom e adormece… Só para acordar algumas horas depois totalmente encharcada de suor. É péssimo, né?
Na maioria das vezes, suar a noite pode ser algo totalmente inofensivo – causado pela temperatura do seu quarto ou o tecido do seu pijama. Contudo, em outras, isso pode ser um sinal de uma condição subjacente!
Então, se o seu suor noturno persistir por mais de dois ou três meses, procure um médico! Mas em vez de já ir pensando que é algo grave, dê uma olhada no que normalmente causa esse problema nas mulheres e o que você pode fazer!
Confira alguns motivos para suar durante o sono:
+++ VEJA TAMBÉM: Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa
+++ VEJA TAMBÉM: Evitar comer o mesmo alimento mais de uma vez por dia ajuda a perder peso; Leia mais
Seu corpo está lutando contra uma infecção
As infecções em geral estão relacionadas com mudanças na temperatura. Elas vêm com febre e isso é obviamente uma razão comum para suar.
Uma infecção rara que é comumente associada a suores noturnos é a tuberculose. Ela pode infectar qualquer parte do corpo, mas é bem conhecida pelo seu efeito nos pulmões.
Seu quarto é muito quente
Qual a temperatura do seu quarto agora? Se é algo diferente de vinte a vinte e um graus, provavelmente é muito quente!
Tecidos menos respiráveis (como o pijama de flanela) também podem contribuir para esse problema. Opte por substituí-los por algodão respirável.
Seu corpo está passando por mudanças hormonais
Uma das causas mais comuns de suores noturnos para as mulheres é a flutuação dos níveis de estrogênio. A menopausa está associada a ondas de calor, por isso não é incomum que as pessoas relatem sudorese mesmo durante o sono.
E, se você estiver grávida ou em período menstrual, essas flutuações hormonais também podem levar à sudorese noturna. No entanto, a menopausa tende a causar suores mais persistentes.
Você está tomando antidepressivos
Certas classes de medicamentos podem causar uma reação adrenérgica, que tem a ver com seus níveis de adrenalina e leva à transpiração.