Publicidade

Você sabia que comer manga pode reduzir rugas?

Estudo contou com a participação de trinta e duas mulheres no período pós-menopausa

Você sabia que comer manga pode reduzir rugas? – Pexels

As mangas, como outras frutas e vegetais, são alimentos ricos em carotenoides, pigmentos que dão a cor amarela dessa fruta e que são convertidos em vitamina A no nosso fígado, sabia?

Publicidade

A vitamina A atua na imunidade, na visão, no crescimento, no desenvolvimento e pode retardar o dano sofrido pelas células do corpo humano —por esse motivo, em conjunto com outros compostos (a vitamina C, por exemplo), pode beneficiar a saúde da pele!

É o que a ciência tem mostrado nos estudos com animais. Em um deles, o extrato de manga consumido por camundongos parece ter inibido a formação de rugas induzida por radiação ultravioleta. Diante disso, uma pesquisa publicada na revista Nutrients teve como objetivo investigar os efeitos do consumo da manga Ataulfo (também chamada de Champagne e originária do México) no desenvolvimento de rugas faciais, dessa vez em humanos.

+++ Doença do Silicone: sociedades médicas esclarecem os mitos sobre a síndrome ASIA e sua relação com o explante

Estudo

Publicidade

O estudo contou com a participação de trinta e duas mulheres no período pós-menopausa (entre 50 e 70 anos) com tipos de pele II e III na escala Fitzpatrick (peles claras que queimam mais facilmente do que bronzeiam).

As participantes foram divididas em dois grupos: em um deles, elas consumiram 85 g de manga (ou meia xícara) 4 vezes por semana durante 16 semanas; no outro grupo, consumiram 250 g de manga (ou 1 xícara e meia) pelo mesmo período. Fotografias faciais de alta resolução foram obtidas nas semanas 0, 8 e 16. A partir delas, as rugas foram quantificadas, medidas e classificadas em profundas, finas e emergentes. 

Assim, observou-se que as rugas profundas diminuíram significativamente após 8 e 16 semanas no grupo que consumiu 85 g de manga Ataulfo. Já o grupo que ingeriu 250 g de manga mostrou um aumento da severidade das rugas após 16 semanas. Ou seja, a ingestão regular de quantidades modestas de manga Ataulfo pausa, mas os efeitos benéficos na saúde da pele podem ser perdidos se a ingestão de mangas for particularmente alta.

Publicidade

Os resultados desse experimento são curiosos e ainda não está claro porque consumir uma quantidade maior de manga pode aumentar a gravidade das rugas. Por isso, mais pesquisas são necessárias para entender os mecanismos e o papel dos alimentos na saúde da pele.