Você já deve ter tocado a pele e percebido um caroço em alguma parte do corpo, certo?
Virilha, axila e pescoço estão entre os locais mais comuns de aparecimento de íngua, como são coloquialmente conhecidos os linfonodos (gânglios linfáticos), que são estruturas que integram o sistema linfático, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
A linfa, um líquido que circula através dos vasos linfáticos, carrega células de defesa e drena os linfonodos espalhados pelo corpo. Eles funcionam como um filtro, eliminando substâncias e agentes nocivos, como vírus e bactérias.
Assim, a resposta do organismo para combater algum processo infeccioso é a causa mais comum do crescimento das ínguas, que como parte do sistema imune trabalham para combater os germes que são transportados pelo líquido linfático.
+++ VEJA TAMBÉM: Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa
+++ VEJA TAMBÉM: Evitar comer o mesmo alimento mais de uma vez por dia ajuda a perder peso; Leia mais
Dor
E, as ínguas decorrentes de processos inflamatórios agudos surgem rapidamente e, normalmente, provocam dor. Na maior parte das vezes, a resposta adaptativa ao estímulo imunológico surge no local de drenagem do sistema linfático.
Portanto, o local do aparecimento da íngua também define a provável doença decorrente. Veja exemplos:
Pescoço
Caroços no pescoço, geralmente, significam que linfonodos estão ativos e combatendo infecção na garganta, amigdalite ou resfriado.
Orelha
Nesta região, o aparecimento de gânglios linfáticos é uma consequência de conjuntivite, infecções virais ou no couro cabeludo.
Virilha
A linfa dos pés e pernas drena para linfonodos na virilha. A ativação na área inguinal pode ser ocasionada por uma simples batida do pé na porta, ou até mesmo após uma depilação. Por isso, o surgimento de gânglios linfáticos neste local é comum. No entanto, está muito associado a doenças sexualmente transmissíveis ou a ferimentos nos membros inferiores.
Axilas
Linfonodomegalia nas axilas está relacionada à rede linfática das mamas (atenção, pode ser indicação de câncer). Ou a lesões nas mãos e nos braços. Neste último caso, pode ser confundida com hidradenite, que é caracterizada por nódulos dolorosos, vermelhos e quentes que, diferentemente da íngua, são pontos de infecção local (glândulas sudoríparas) de origem bacteriana.
Cotovelo
Você encontrará um caroço aumentado junto ao cotovelo, provavelmente, após ter sido acometido por uma infecção de mão.
Cervical e mandíbula
Infecções virais, bucais e dentária, faringite e toxoplasmose são os prováveis motivos de íngua abaixo da mandíbula ou na região cervical.
Vale ressaltar que a presença de íngua pode, também, ser o indício de graves causas inflamatórias, autoimunes, medicamentosas ou neoplásicas (cânceres).
É o caso de linfonodomegalia com poucos sinais inflamatórios (diferentemente da localizada), consistência mais endurecida e maior de dois centímetros, permanência por mais de 30 dias e presença de febre.
Por isso, se o caroço surgir é indicado procurar um médico.