Publicidade

Vacina da Johnson & Johnson é segura e produz resposta imune, aponta estudo

A pesquisa mostrou que 90% dos participantes desenvolveram anticorpos neutralizantes trinta dias após a aplicação

Vacina da Johnson & Johnson é segura e produz resposta imune, aponta estudo – Freepik

A vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson obteve indicadores satisfatórios de segurança e produção de resposta imunológica, de acordo com resultados das fases 1 e 2 publicados no periódico científico The New England Journal of Medicine

Publicidade

Os resultados positivos foram obtidos após aplicação única do imunizante em voluntários, com duas dosagens diferentes. Essa característica é tida como o diferencial da vacina, já que representaria uma imunização acelerada da população.

“Uma dose única da (vacina) Ad26.COV2.S induziu uma forte resposta humoral na maioria dos receptores da vacina, com a presença de anticorpos neutralizantes em mais de 90% dos participantes, independentemente da faixa etária ou da dose da vacina”, escreveram os pesquisadores da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, na conclusão do estudo.

+++ VEJA TAMBÉM: Pessoas que tiveram Covid-19 podem ser reinfectadas, diz Fiocruz 
+++ VEJA TAMBÉM: Governo de SP recebe lote com o equivalente a 5,5 milhões de doses da vacina CoronaVac

Os anticorpos aumentaram e se estabilizaram ao longo de uma análise de 71 dias, o que sugere a durabilidade da resposta imune da vacina, acrescentam os especialistas no estudo divulgado na semana passada.

Publicidade

O Brasil é um dos países no qual a empresa desenvolve testes da vacina. A liberação para a condução de estudos de fase 3 ocorreu em agosto e previa 7 mil voluntários. Pessoas de outros países da América Latina também foram recrutadas, ainda que aquém do inicialmente planejado, já que a farmacêutica decidiu reduzir a quantidade global de voluntários.

Além disso, os dados da fase 3 é que indicarão se o imunizante ofereceu proteção contra o desenvolvimento da Covid-19, apontando a sua taxa de eficácia.

E, outro resultado relevante foi a resposta imunológica gerada pela vacina. A pesquisa mostra que 90% dos participantes desenvolveram anticorpos neutralizantes 30 dias após a aplicação.

Publicidade