saude   / Imunizante

Vacina Covaxin tem eficácia de 81%, mostram dados preliminares

Entre os participantes dos estudos, cerca de 2,4 mil eram idosos e 4,5 mil informaram ter comorbidades

VIVA SAÚDE Publicado sexta 5 março, 2021

Entre os participantes dos estudos, cerca de 2,4 mil eram idosos e 4,5 mil informaram ter comorbidades
Vacina Covaxin tem eficácia de 81%, mostram dados preliminares - Pexels

O laboratório indiano Bharat Biotech informou que sua vacina anti-Covid, batizada de Covaxin, apresentou 81% de eficácia nos casos sintomáticos da doença na fase três de testes clínicos.

Os números preliminares, porém, não levam em conta a eficácia global do imunizante, ou seja, de todos aqueles que foram contaminados durante os estudos. Segundo o documento divulgado, foram analisados quarenta e três casos sintomáticos e apenas sete deles eram de pessoas que haviam tomado as duas doses da Covid-19 – as demais tinham recebido placebo.

A fase três de testes envolveu 25,8 mil voluntários na Índia com idades entre dezoito e noventa e oito anos. Entre os participantes dos estudos, cerca de 2,4 mil eram idosos e 4,5 mil informaram ter comorbidades.

+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à "Covid longa"

E, sem dar muitos detalhes, a Bharat Biotech informou que foram registrados casos de reações adversas graves, mas que eles foram “em níveis baixos e equilibrados” entre quem tomou placebo e quem recebeu a Covaxin.

Os números apresentados foram de poucos casos, mas a empresa garantiu que divulgará uma atualização “em breve” com as análises prévias de oitenta e sete casos e que a meta de infectados do estudo é de cento e trinta. Os números ainda precisam ser revisados por cientistas e publicados em revista científica.

Último acesso: 11 Apr 2021 - 07:18:00 (1723).