Publicidade

Síndrome de Alzheimer: Saiba como a família pode ajudar

A síndrome, que afeta a memória e as capacidades motoras, deixa as pessoas de terceira idade mais dependentes de ajuda

Síndrome de Alzheimer: Saiba como a família pode ajudar – Pixabay

O mal de Alzheimer afeta principalmente pessoas na terceira idade.

Publicidade

O principal fator é a perda da memória e a perda da capacidade motora. Assim sendo, conforme a doença for avançando, a pessoa se torna mais dependente de cuidados, seja por um profissional ou da própria família.

Sabendo do imenso desafio, veja algumas dicas para ajudar nos cuidados especiais para uma pessoa que sofre da doença:

CRIE ROTINAS
Quando a memória é afetada, ter uma rotina e dias mais previsíveis ajuda o paciente a se sentir melhor. O ideal é que seja ele mesmo que defina seu ritmo e o cuidador apenas obedeça esse esquema.

ESTIMULE O CONTATO SOCIAL
Conversar com outras pessoas, interagir e ter estímulos sociais é muito benéfico para quem tem Alzheimer. É importante que, nessas conversas, não se ressalte os episódios de esquecimento do paciente.

Publicidade

EVITE MUITOS RUÍDOS
Barulhos simultâneos ou sons altos podem desorientar a pessoa com Alzheimer. Evite conversar ao mesmo tempo que o rádio ou TV estão ligados e deixe o volume baixo.

ESTEJA LÁ E DÊ ATENÇÃO
É normal que pessoas com esses quadros se sintam confusas, receosas e tristes. A família e os amigos são essenciais nesse momento, dando apoio, carinho e atenção quando o paciente precisar.

CONSIDERE ADOTAR UM PET
Bichos de estimação ajudam na companhia e estímulo para pessoas com quadro de demência. Também trazem conforto e relaxamento, já que pessoas com a condição tendem a se agitar.

Publicidade

*Por: Nathalie Ayres, Letícia Ronche e Tatiana Pronin / Adaptação: Isis Fonseca e Marcello Sapio*