A gravidez mexe muito com os hormônios e algumas reações que o corpo pode ter são muito comuns na maioria das mulheres. Duas delas são: o crescimento do cabelo durante a gestação e a queda deles no pós-parto.
Durante a gravidez, é comum a mulher se deparar com o crescimento das madeixas! Os fios passam a crescer mais rapidamente, fortes e brilhantes e ficam volumosos devido ao aumento da produção de hormônios. Porém, se ao longo dos nove meses eles parecem tão fortes e surpreendentes, no pós-parto a situação muda completamente.
Eesse período, geralmente reserva uma decepção às mamães, pois os fios costumam cair sem dó.
Segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo, a perda de fios após a gestação pode ser de 30% a 50%. Em média, em 50% das mulheres, a queda acontece entre o segundo e o quarto mês depois do parto.
A quantidade de cabelo que cai durante a escovação ou no travesseiro é tamanho, que faz com que as mulheres corram em busca de uma solução rápida. De acordo com o médico especialista em transplante capilar, Dr. Thiago Bianco, embora pareça algo descomunal, esse é um processo natural do corpo feminino.
“Depois do parto, as produções desses hormônios tendem a decrescer, voltando aos seus níveis normais. Aqueles fios que cresceram por ação hormonal começam a cair numa velocidade rápida e isso assusta muitas mulheres. Parece que a queda vai evoluir para um processo de calvície permanente, mas não vai”, explica o especialista, para acalmar as mamães.