Publicidade

Testes de Covid inválidos serão trocados, diz Ministério da Saúde

O governo federal comprou dez milhões de testes da Seegene em 2020, por meio da Organização Pan-Americana de Saúde

Saúde faz acordo para trocar testes inválidos – Freepik

Um acordo foi feito pelo Ministério da Saúde para a troca de exames de diagnóstico da covid-19 que perderem a validade por produtos com prazos mais longos de uso. 

Publicidade

O objetivo é distribuir 1,8 milhão de exames em maio, além de trocar parte do estoque que pode vencer e, ainda há pelo menos dois milhões de exames vencendo no próximo mês. O governo federal comprou dez milhões de testes da Seegene em 2020, por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O negócio custou quatrocentos e vinte e três milhões.

Além disso, em novembro passado, cerca de 6,8 milhões de testes RT-PCR estavam prestes a vencer em armazém do Ministério da Saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária renovou a validade dos lotes por mais quatro meses e, mais de quatro milhões de unidades foram distribuídas desde que o estoque foi revelado.

+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”

Exame

Publicidade

E, trata-se do exame mais preciso para diagnóstico da covid-19, pois encontra o vírus ativo no organismo. A coleta do material dos pacientes é feita pelo nariz e pela garganta, por meio de um cotonete “swab”. Depois a amostra é analisada em laboratório. Há ainda dúvidas de gestores do SUS sobre o que o ministério fará após superar o estoque atual. Não há uma grande compra engatilhada, mas a Saúde pode voltar a adquirir produtos da Seegene.

Secretários de Estados e municípios também cobram do governo a compra de testes de antígeno, que são mais ágeis e têm boa qualidade. Em coletiva, o secretário executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, disse que esse tipo de exame pode passar a ser usado em uma estratégia de controle da doença no transporte urbano, com testagem entre passageiros e funcionários.

Publicidade