Rejuvenescer sem parar a rotina: conheça os procedimentos dermatológicos sem downtime

Avanços em tecnologias e técnicas dermatológicas permitem resultados visíveis sem necessidade de afastamento das atividades do dia a dia

Rejuvenescer sem parar a rotina: conheça os procedimentos dermatológicos sem downtime

Cada vez mais pacientes buscam alternativas que unam eficácia e praticidade nos tratamentos dermatológicos. A nova palavra de ordem nos consultórios é “sem downtime” — ou seja, procedimentos que não exigem tempo de recuperação, permitindo ao paciente retomar suas atividades imediatamente após a sessão.

Publicidade

“Downtime é o período de repouso após um tratamento, quando a pele pode ficar sensível, avermelhada ou inchada, e deve-se evitar o sol”, explica o Dr. Abdo Salomão Jr., dermatologista e doutor pela USP. “Com o avanço das técnicas e tecnologias, hoje é possível alcançar ótimos resultados sem interromper a rotina.”

Sem agulhas, sem repouso

Entre os tratamentos sem downtime estão os injeções de toxina botulínica, conhecidas como Botox, indicadas para suavizar rugas dinâmicas e prevenir marcas de expressão. Segundo a Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “o Botox atua inibindo a contração muscular, prevenindo a formação de linhas na testa, olhos, mandíbula e pescoço, com efeito temporário de cerca de quatro meses”. O procedimento é rápido, indolor e não exige cuidados especiais pós-aplicação — além do uso de protetor solar.

Outro destaque é o uso de bioestimuladores de colágeno, que combatem a flacidez cutânea ao promover a regeneração natural da pele.

Para quem busca suavizar a textura da pele e melhorar o viço, a hidrodermoabrasão com Hydrafacial é uma excelente alternativa. “Ele faz uma limpeza profunda, promovendo a renovação celular e ao mesmo tempo hidratando e nutrindo a pele, sem causar vermelhidão ou descamação”, explica a Dra. Flávia.

Publicidade

Tecnologia de ponta a favor da pele

Dispositivos de alta tecnologia também se destacam nesse novo cenário. Um exemplo é a radiofrequência monopolar Volnewmer, vinda da Coreia do Sul, que aquece profundamente a pele a até 60ºC para estimular e reorganizar as fibras de colágeno. “O tratamento melhora a espessura da pele, aumenta o viço e reduz sinais do envelhecimento, sem dor e sem afastar o paciente das suas atividades”, comenta a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da SBD.

Outro equipamento de alta performance é o Atria, tecnologia de ultrassom micro e macrofocado. Com diferentes ponteiras e profundidades de ação, ele atua no contorno facial e na firmeza da pele com segurança e resultados progressivos. “O Atria estimula colágeno sem cortes ou agulhas e tem efeitos visíveis com mínimo desconforto”, afirma o Dr. Abdo.

Até os lasers ganharam versões mais suaves e eficazes. O MultiStation, por exemplo, promove bioestimulação por meio de disparos rápidos que aquecem levemente a derme, favorecendo a renovação do colágeno. “É ideal para quem quer tratar rugas, flacidez e textura irregular da pele de maneira minimamente invasiva e com baixo risco de efeitos colaterais”, diz o médico.

Publicidade

Escolha consciente e segura

Os especialistas são unânimes: o mais importante é a avaliação médica personalizada. “Nem sempre o que o paciente acha que precisa é o mais indicado. O dermatologista deve avaliar o tipo de pele, idade e objetivos para indicar o melhor protocolo”, ressalta Dra. Flávia.

A boa notícia? Hoje já é possível conquistar uma pele mais firme, luminosa e jovem — sem abrir mão da agenda cheia.

Fontes:
Dr. Abdo Salomão Jr. – Dermatologista, doutor pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Dra. Flávia Brasileiro – Dermatologista, membro da SBD com mais de 20 anos de atuação
Dra. Paola Pomerantzeff – Dermatologista, membro da SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)

Publicidade

Leia mais