Como fazer o jejum intermitente de forma saudável?
A prática ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos, prevenir o envelhecimento precoce, além de aumentar a queima de gordura corporal

A prática ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos, prevenir o envelhecimento precoce, além de aumentar a queima de gordura corporal
O jejum intermitente é uma dieta em que ocorrem períodos de jejum prolongados, entre 16 a 24 horas. Só se pode beber água e bebidas não calóricas, como chás ou café, sem açúcar ou adoçante. A prática ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos, prevenir o envelhecimento precoce, além de aumentar a queima de gordura corporal. Como consequência, vem o emagrecimento. No entanto, fica a dúvida: todo mundo pode fazer? Como fazer de forma saudável?
Segundo a nutricionista Carla Fiorillo, Coordenadora de Conteúdo do Professional HUB da Puravida, o jejum intermitente pode trazer benefícios quando bem orientado. Porém, requer atenção. “Muita gente começa o jejum por conta própria, sem avaliar se a estratégia faz sentido para o seu estilo de vida, rotina de treinos ou necessidades hormonais. Quando bem planejado, pode contribuir para o metabolismo, a clareza mental e até a longevidade”, explica.
Antes de iniciar o jejum é fundamental buscar orientação de um profissional de saúde. “Cada organismo responde de forma diferente”, alerta a especialista. Além disso, é importante lembrar de se hidratar no período de jejum para evitar dor de cabeça e queda de pressão.
“O jejum não deve ser encarado como uma fórmula mágica. Ele precisa estar integrado a uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável. Senão, os efeitos podem ser o oposto: fadiga, irritabilidade e perda de massa muscular”, alerta a nutricionista.